O ministro da Saúde, Alexandre Padilha (PT), desembarcou na manhã deste sábado (29 de março) em Belo Horizonte para uma visita ao Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (HC-UFMG), durante a realização do mutirão “Ebserh em Ação: Mais Especialistas”. A agenda, voltada à ampliação do acesso a procedimentos de saúde para mulheres, também conta com a presença do secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Bacheretti, que representou o governador Romeu Zema (Novo), que não confirmou presença, e de Danilo Borges Matias, secretário municipal de Saúde em Belo Horizonte.

Durante a ação, vão ser realizados 40 procedimentos, entre cirurgias ginecológicas, ultrassonografias e mamografias, todos destinados à pacientes previamente selecionadas na fila de espera regulada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMSA). A visita também inclui uma simulação de transplante pulmonar conduzida pela equipe especializada do hospital, com o objetivo de treinar fluxos, habilidades técnicas e tomada de decisão em tempo real no centro cirúrgico.

As atividades fazem parte da iniciativa “Ebserh em Ação: Mais Especialistas”, promovida pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), responsável pela gestão de 45 hospitais universitários federais. A ação integra o Programa Mais Acesso a Especialistas (PMAE), do Ministério da Saúde, e busca reduzir o tempo de espera por procedimentos no Sistema Único de Saúde (SUS). A edição de 2025 do programa prevê duração de 38 semanas, com meta de aumentar em 40% o número de atendimentos nas unidades participantes.

Também estarão presentes na agenda a reitora da UFMG, Sandra Regina Goulart Almeida, o vice-presidente da Ebserh, Daniel Beltrammi, e o superintendente do HC-UFMG, Alexandre Ferreira. Segundo Ferreira, os mutirões são estratégias importantes para ampliar o número de atendimentos e reduzir a fila de espera por exames e procedimentos.

Desde o fim de 2024, o HC-UFMG vem promovendo mutirões dentro do escopo do programa. A primeira edição, em dezembro, realizou 71 atendimentos em oncologia. Em março de 2025, outros dois mutirões focaram no rastreamento do câncer colorretal, com 72 atendimentos. Neste sábado, as ações simultâneas tiveram como foco a saúde da mulher.