O vereador Helton Junior foi escolhido pelo Chefe do Executivo de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União), como o novo vice-líder do governo na Câmara Municipal. A decisão foi comunicada oficialmente pelo líder de governo, vereador Bruno Miranda (PDT), nesta terça-feira (1º de abril), a dois dias da posse de Damião, que está marcada para acontecer na quinta-feira (3 de abril), no plenário da Casa. O parlamentar escolhido é do PSD, partido que Fuad Noman se reelegeu prefeito da capital mineira. Fuad morreu na quarta-feira (26) em decorrência de complicações de um linfoma não-Hodgkin.

Conforme prevê o regimento da Casa, um ofício interno foi enviado ao presidente da Câmara de BH, vereador Professor Juliano Lopes, formalizando a indicação. O posto estava vago desde 1º de janeiro, início da atual legislatura. Até então, a função era ocupada pelo vereador Wagner Ferreira (PV), que não integra mais a base da prefeitura e foi suspenso do PV nesta terça-feira (1º), após oficializar aliança com a "Família Aro".

Helton Junior está em seu primeiro mandato como vereador e foi eleito aos 24 anos, com 8.013 votos. Segundo interlocutores próximos, ele tem bom trânsito e diálogo com parlamentares de diferentes espectros políticos - da esquerda, do centro e da direita -, o que pode fortalecer a articulação tanto do governo na CMBH quanto da Câmara junto ao Executivo. 

Além de atuar na articulação entre os dois Poderes, o vice-líder também substitui o líder em sua ausência. Nessa função, assume as prerrogativas previstas no regimento, incluindo o direito de fala a qualquer momento por até cinco minutos, respeitando as limitações estabelecidas.

No plenário nesta terça, Bruno Miranda fez votos de sucesso ao novo vice-líder. "O nosso colega, amigo e vereador Helton Junior assume hoje a função de vice-liderança no governo do prefeito Álvaro Damião. O prefeito avaliou juntamente conosco a indicação do Helton pelo perfil de ser uma pessoa profundamente comprometida com a nossa cidade, um vereador jovem, aguerrido, altamente preparado", defendeu o líder de governo.  

Em seguida, Helton agradeceu Bruno Miranda, os colegas e Damião, e afirmou que "a decisão do prefeito respalda muito o legado do prefeito Fuad. Respalda também o PSD enquanto partido e também mostra a boa vontade do governo de investir na renovação política que a gente tanto prega". Na segunda-feira (31), o vereador, em parceria com a bancada do PSD, protocolou um projeto para nomear um espaço público de Belo Horizonte em homenagem a Fuad Noman.