O prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União), e o presidente da Câmara dos Vereadores, Juliano Lopes (Podemos), voltaram a cumprir compromissos oficiais em seus respectivos cargos de origem nesta segunda-feira (14 de abril). Lopes havia assumido o governo municipal com a viagem de Damião para o Peru, ocupando o cargo de chefe do Poder Executivo municipal de 7 a 11 de abril. O prefeito esteve no país para participar de seminário organizado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
A volta de Damião a Belo Horizonte ocorreu na sexta-feira (11 de abril). No sábado (12 de abril), o prefeito inaugurou obras no Taquaril, região Leste da capital. No domingo (13 de abril), se reuniu com moradores do Belvedere para discutir obras viárias no bairro, que fica na região sul da cidade. Nesta segunda, no início da noite, Damião participou da entrega de títulos de regularização de propriedades para moradores do aglomerado da Serra (Centro-Sul) e de outras regiões da capital.
Pela manhã, o prefeito se encontrou na capital com a ministra de Ciência e Tecnologia do governo Lula, Luciana Santos (PC do B). Os dois falaram sobre a ampliação de tecnologia na periferia e escolas. “Nós já temos parceiros dentro do Ministério, mas nada melhor do que conversar um pouco com a ministra e colocar Belo Horizonte na rota do Ministério de Ciências e Tecnologias, porque a capital precisa evoluir junto com o país”, afirmou Damião.
A ministra falou sobre o que é necessário para que a tecnologia alcance partes mais distantes da região central da capital. “O prefeito passou para mim que tem muita preocupação em levar conectividade às periferias, com telecentros, para desde cedo haver o acesso. Você não consegue desenvolver habilidades em tecnologia da informação sem infraestrutura para isso”, pontuou.
No sábado, em outro encontro, um festival de culinária organizado pela prefeitura, do qual participaram funcionários de restaurantes populares, Damião já havia se encontrado com a secretária Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Lilian dos Santos Rahal.
A auxiliar do presidente Lula elogiou os investimentos da prefeitura em segurança alimentar. "A gente tem municípios no Brasil que estão fechando restaurantes populares. Belo Horizonte está de parabéns", disse, ao discursar durante o festival. O município, conforme o prefeito, está investindo cerca de R$ 10 milhões nos quatro restaurantes populares e no refeitório público que mantém. "Nossa preocupação não é só atender as pessoas. É também a qualidade de vida daqueles que trabalham nos restaurantes populares", afirmou o prefeito, no sábado.
Última votação
Por sua vez, o presidente da Câmara conduziu nesta segunda-feira a última sessão de votações do Plenário da Câmara em abril. Pelo regimento da Casa, as apreciações de projetos pelo conjunto dos 41 parlamentares ocorrem nos dez primeiros dias úteis de cada mês. Já as votações em comissões ocorrem semanalmente.
Dois projetos foram votados. Um que autoriza a alienação de imóvel da prefeitura para realização de obras, e outro que cria o "Dia dos Métodos Contraceptivos Naturais". Na sexta-feira, em seu último dia como prefeito, Lopes cumpriu agenda no Barreiro, onde está sua base eleitoral, e visitou pontos que deverão passar por obras da prefeitura para combate a enchentes.