Quinze dias após chegarem à Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), as três indicações do governador Romeu Zema (Novo) para a recém-criada Agência Reguladora de Transportes do Estado (Artemig) foram aprovadas nesta quarta-feira (2 de julho). A indicação para a diretoria geral e as outras duas para as diretorias técnicas começaram a tramitar no último dia 17.

As indicações chegaram ao plenário um dia após as sabatinas na comissão constituída especialmente para a arguição. Presidido pela deputada Maria Clara Marra (PSDB), que, ao lado de Rodrigo Lopes (União Brasil), pressionou o governo Zema para criar a Artemig após a instalação de praças de novas praças de pedágio, o colegiado opinou pela aprovação dos três. 

Foram 53 votos favoráveis e um em branco, do líder da minoria, Cristiano Silveira (PT), à indicação do ex-subsecretário de Regulação de Transportes da Secretaria de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias Breno Longobucco como diretor geral. Outros cinco se abstiveram: Beatriz Cerqueira (PT), Bella Gonçalves (PSOL), Betão (PT), Lucas Lasmar (Rede) e Rafael Martins (PSD).

Apesar de os deputados terem referendado a indicação de Longobucco, o ex-subsecretário já respondia pela diretoria geral da Artemig. Ele foi designado por Zema, para um mandato de cinco anos, há cerca de um mês, em 29 de maio, 20 dias após a sanção. A designação é utilizada para driblar temporariamente a exigência da Constituição do Estado pelo aval da ALMG.   

O mesmo ocorria com a ex-superintendente de Operações e Fiscalização da Secretaria de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias Isabela Baruffi, cuja indicação para uma das diretorias técnicas foi aprovada com 51 votos. Isabela foi designada por Zema para responder pelo cargo nessa terça (1º de julho), às vésperas da votação em plenário, e terá um mandato de quatro anos. 

Oito deputados se abstiveram de votar durante a análise da indicação de Isabela. Além de Beatriz, Bella, Betão e Lasmar, que mantiveram a posição, Cristiano e Ana Paula Siqueira (Rede), Delegada Sheila (PL) e Leonídio Bouças (PSDB) não votaram.  

O único dos indicados por Zema que ainda não responde pelo cargo é o assessor da diretoria geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Carlos Roberto Alvisi Jr. Ele, que integrou os recentes leilões dos trechos das BRs-381 e 040 será o outro diretor técnico da Artemig. 

O nome de Alvisi Jr. foi aprovado com 55 votos favoráveis e seis abstenções. Além de Beatriz, Betão, Cristiano e Delegada Sheila, o 1º secretário da Mesa, Gustavo Santana (PL), e Marquinho Lemos (PT) se abstiveram durante a votação da indicação do assessor da ANTT. Alvisi terá um mandato de três anos.