A lista de autoridades que vão palestrar no Fórum Jurídico de Lisboa - organizado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes e informalmente conhecido como “Gilmarpalooza” - inclui diversos nomes mineiros dos Três Poderes, além de representantes do setor privado e do meio acadêmico. A relação oficial está disponível no site do evento.
Entre os mineiros que aparecem entre os palestrantes, está o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) e ex-governador de Minas, Antonio Anastasia; o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira; e o presidente da Confederação Nacional do Transporte (CNT), Vander Costa. O senador por Minas, Rodrigo Pacheco (PSD), também está entre as figuras políticas.
Do meio jurídico, constam na lista o juiz do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG) Luiz Carlos Rezende; a advogada Misabel Abreu Machado Derzi, que é ex-procuradora-geral do Estado de Minas Gerais e do município de Belo Horizonte; e o juiz da Corte Internacional de Justiça de Haia, Leonardo Nemer Caldeira Brant, que também é professor da UFMG. Outro nome da magistratura é o desembargador Flávio Boson Gambogi, do Tribunal Regional Federal da 6ª Região.
A ministra substituta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Edilene Lobo, primeira mulher negra na Corte Eleitoral, também consta entre os participantes do mundo jurídico, assim como o advogado Rodrigo Badaró, conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Apesar de ter nascido nos Estados Unidos, a maior parte de sua trajetória foi no estado e ele recebeu o título de Cidadão Honorário de Minas Gerais da Assembleia Legislativa no último mês. O ex-presidente da OAB-MG Sérgio Leonardo, procurador-geral do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), também está entre os palestrantes.
Outras figuras com ligação com Minas também apareceram entre os confirmados, como o ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Guilherme Caputo, natural de Juiz de Fora, na Zona da Mata Mineira, mas com trajetória profissional pelo país. O CEO do iFood, Diego Barreto, nascido em Uberaba, no Triângulo Mineiro, é um dos representantes do setor privado no evento.
O fórum anual é conhecido por levar à Europa uma lista de políticos, juristas, acadêmicos e empresários. Neste ano, acontecerá entre esta quarta-feira (2 de julho) e a sexta-feira (4). Entre os nomes nacionais que devem participar estão os ministros Alexandre de Moraes e André Mendonça; o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos); o ex-presidente Michel Temer (MDB) e o prefeito de Recife (PE), João Campos (PSB).
Os governadores Tarcísio de Freitas (Republicanos), de São Paulo, e Ronaldo Caiado (União Brasil), de Goiás, possíveis candidatos à presidência no ano que vem, também constam entre os palestrantes. Já o pré-candidato a presidente e governador de Minas, Romeu Zema (Novo), não está na lista. Perguntada se Zema participaria do evento, a assessoria do governo de Minas não informou.