O candidato ao diretório estadual do PT em Minas Gerais Juanito Vieira defendeu, em entrevista ao Café com Política, que o partido volte a se conectar com as bases e movimentos sociais. Segundo o ex-presidente do PT em Juiz de Fora, há um excesso de diálogo da legenda com o Centrão. A entrevista foi exibida nesta sexta-feira (4 de julho) no canal no YouTube de O TEMPO

“O PT precisa mudar sua política. Nós acreditamos que não dá mais para o PT priorizar apenas o diálogo com o Centrão e com setores da direita desse país, como algumas das outras candidaturas apresentam e defendem. Nós achamos que o PT tem que virar à esquerda e tentar, junto com os movimentos sociais, construir uma política que saia da pressão que existe dentro do Congresso Nacional, estabelecida pelo Centrão, que chantageia, na nossa opinião, a todo momento, o governo — e que não apoia o governo”, afirmou Juanito, que disputa o diretório estadual do partido com a deputada estadual Leninha (PT) e com Esdras Juvenal, que foi candidato do PT em Iturama, no Triângulo Mineiro.

Na última terça-feira (1°/7), o Diretório Nacional do PT decidiu suspender a candidatura da deputada federal Dandara Tonantzin (PT), por conta de uma dívida partidária de quase R$ 130 mil.

“Nós acabamos de presenciar setores da base do governo, do Centrão, do PSD, dos Republicanos, derrotarem o governo na proposta do IOF. É a demonstração de que o PT, para nós, tem que estabelecer outras relações, e essas relações têm que ser com a base”, completou Juanito ao mencionar a derrubada, pelo Congresso, do decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que previa o aumento do IOF.

'Não dá para ter cabeça nacional e braços estaduais diferentes', afirma candidato ao PT em MG 

Durante a entrevista, Juanito defendeu ainda que o PT lance uma candidatura própria ao governo de Minas nas eleições de 2026, sem depender, segundo ele, de nomes ligados ao Centrão. “Essa história de ter uma candidatura que nacionalmente tem uma cabeça, e nos Estados tem braços e pernas que não são do mesmo campo, nós entendemos que não é essa a política que vai levar à vitória. Essa política vai levar a complicações e dificuldades no processo eleitoral do ano que vem”, analisou o petista, que diverge de uma ala do partido que defende que a prioridade da legenda no Estado, no próximo ano, seja a reeleição do presidente Lula.

“Nós achamos que o fortalecimento da candidatura do presidente, como foi há dois anos e meio, vai se dar pela força da militância e dos movimentos sociais que foram às ruas, aos Estados, em todas as regiões – principalmente onde o Lula fez a diferença para ganhar o Estado de Minas”, avaliou o ex-presidente do PT em Juiz de Fora, ao relembrar a aliança do PT com o PSD nas últimas eleições no Estado, quando o ex-prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil (sem partido) perdeu para Romeu Zema (Novo).

Candidato ao PT em MG critica atual diretório e cobra maior representação de Minas na Esplanada

Para Juanito, Minas Gerais tem pouca representatividade na Esplanada. “Minas poderia ter mais diálogo com setores dos movimentos sociais e com o próprio PT, ter uma representação maior no governo. Acho que isso é uma discussão que precisa ser feita dentro do quadro do governo e do PT em nível nacional”, avaliou.

Atualmente, há dois ministros mineiros no governo: Alexandre Silveira (Minas e Energia) e Macaé Evaristo (Direitos Humanos e Cidadania), que assumiu após acusações de assédio contra Silvio Almeida.

Sobre o atual diretório no Estado, o ex-presidente de Juiz de Fora acredita que a atuação ficou aquém do esperado. “Em cinco anos, o diretório do PT não atuou da forma como deveria atuar do ponto de vista da mobilização. Deputado tem o mandato dele, tem que ter as responsabilidades dele, seja na Assembleia ou seja na Câmara Federal. Nós precisamos ter um dirigente do partido que tenha condições de percorrer o Estado para mobilizar e dialogar com a população e com os filiados do PT em Minas Gerais”, criticou Juanito. O atual presidente do PT em Minas Gerais é o deputado estadual Cristiano Silveira (PT).