A prefeita de Contagem, Marília Campos (PT), agradeceu nesta sexta-feira (29/8), o presidente Lula por obras na cidade. "Foi com Lula na presidência que fizemos parcerias que garantiram transformações para o município", disse, em discurso ao lado do presidente, no anúncio de aporte do PAC na cidade.

As declarações da prefeita têm tom diferente das feitas pela prefeita quando Lula esteve na cidade no ano passado, para anúncio de recursos no setor viário da cidade. Na ocasião, Marília pediu a Lula, entre outros pontos, que o governo perdoasse a dívida de Minas com a União. Em abril do ano passado, em entrevista a O TEMPO, o deputado estadual Leleco Pimentel (PT), comentou que a bancada petista é a favor que o Estado de Minas Gerais pague a dívida com a União e que o pedido de perdoar o déficit era mal visto pelos olhos do deputado, que criticou Marília pela sugestão.

No evento desta quinta-feira (29/8), Marília também disse "sentir um orgulho danado" do governo Lula "que sempre esteve presente de forma incondicional para defender os interesses do Brasil". A política disse ainda que, além de resolver a questão do pagamento de dívidas é necessário buscar formas de aumentar as receitas. "Falei ao presidente Lula que ia agradecer e continuar pedindo", disse. "A Lei Kandir precisa mudar, Lula. Aumentar a arrecadação para fazer mais". Criada em 1996 para estimular a competitividade de produtos brasileiros no exterior, a lei isenta de ICMS produtos e serviços destinados à exportação, entre eles o minério de ferro. 

Por fim, Marília reclamou do sistema de mobilidade da região metropolitana, "o pior do Brasil", segundo ela, para antecipar brevemente os anúncios que Lula fará ainda hoje sobre a extensão na linha de metrô em Contagem.