Infraestrutura

Aeroporto Carlos Prates: Fuad anuncia início da revitalização do parque no local

As obras acontecem em parte da área do aeroporto cedida à Prefeitura de Belo Horizonte pela União. Trecho corresponde a 17% do terreno total

Por Mariana Cavalcanti
Publicado em 06 de março de 2024 | 12:29
 
 
 
normal

O prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), anunciou na manhã desta quarta-feira (6), o ínicio das obras de revitalização do Parque Maria do Socorro Moreira, localizado dentro da área do antigo Aeroporto Carlos Prates. Para marcar a data, o prefeito plantou uma árvore na área do parque. As intervenções no local serão feitas em três etapas e estão previstas para acabar em novembro deste ano. 

As obras acontecem na área onde estão um campo de futebol, quadra, vestiário e banheiro, além da pista de skate, teatro, parque infantil, lanchonete e pista de caminhada. O espaço deve ser limpo e os equipamentos revitalizados. 

Após cessão do terreno pelo governo federal, a área do parque, que corresponde a 17% do terreno total do antigo aeroporto, ficará sob responsabilidade do município por 20 anos, o prazo de cessão da área pode ser prorrogado. O restante da área do antigo aérodromo, entretanto, ainda está sob responsabilidade da União. 

"A prefeitura está fazendo a manutenção daquilo que foi combinado com o SPU (Secretaria do Patrimônio da União). Nós não podemos entrar em áreas que ainda são de propriedade da União e que nós não podemos mexer. Mas, se tiver algum risco de algum tipo de doença, a prefeitura com certeza, em parceria com o governo federal, fará algum tipo ação", explicou o prefeito, que garantiu que as intervenções ajudarão a combater, também, possíveis focos de dengue na vegetação alta que tomou parte do terreno.

O Parque Municipal Maria do Socorro Moreira foi implantado pela prefeitura no ano 2000 como parte de um convênio firmado entre prefeitura e governo federal, que vigorou até 2016. A partir de então, o espaço voltou a ser responsabilidade da Infraero e, desde o fechamento do aeroporto no ano passado, o município tem tomado conta do local, mas sem poder de intervenção.

Além das obras de revitalização do parque, que começa nesta semana, a prefeitura prepara ainda uma proposta de instalação de unidades habitacionais, centro de saúde, UPA e duas escolas no restante da área, que continua sob responsabilidade do governo federal.

 
 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!