O prefeito de Contagem, Alex de Freitas (sem partido) afirmou, em entrevista ao quadro Café com Política, no Super N Primeiras Notícias, da rádio Super 91,7 FM, que não se arrepende de ter retomado a cobrança do IPTU na cidade. Além disso, ele afirmou que não pretende apoiar diretamente nenhum nome na disputa e que sua desistência não se deu por conta da impopularidade registrada nas pesquisas de opinião pública.
"Eu me arrependo de ter prometido a isenção do IPTU lá atrás, sem conhecer devidamente a realidade dos fatos, já do processo instaurado pelo Ministério Público de Contas (MPC). Mas é uma ghuerra de narrativas. É muito dificil discutir um assunto que constrange e abala tanto uma cidade que estava há 30 anos acostumada com uma faixa de isenção muito ampla. Não existe marqueteiro capaz de fazer uma estratégia para vencer isso", resumiu ele.
Lembrando de debates internos na prefeitura, quando da decisão da cobrança, ele disse que não faria a cobrança se não fosse extremamente necessário.
"Ninguém faz uma cobrança dessa sem considerar extremamente importante para a cidade, sabendo da realidade e de como atingiria. Eu disse recentemente para a Câmara de Vereadores: 'olha, a gente atravessa a maior crise econômica da história da República Federativa do Brasil. Exatamente nesse momento em que as pessoas ficam desempregadas, que perdem sua renda é que elas demandam mais serviço público. Nós aumentamos o número de novas matrículas. Comparado com 2017, agora esse ano (2020, em mais de 21 mil. Evidentemente que as pessoas voltam a procurar o SUS no período de crise, pois deixam de pagar seus planos de saúde. Quer dizer... a hora que a receita despenca, a demanda pelo serviço aumenta muito", destacou, completando.
"Cidade que tem um pavimento em média de 30 a 40 anos, precisando de investimento... Não tenho arrependimento da cobrança e alguém ia ter que fazer isso. E aí eu digo pra você que entre a minha reputação e o bom andamento da cidade de contagem e as pessoas que mais dependem do serviço púbnlicpo, tenho convicção e minha consciencia tranquila de que fizemos a escolha certa."
Veja a entrevista na íntegra no vídeo acima.