Bastidores

Parte do PP quer apoiar Viana e indicar Ana Paula Junqueira como vice

Grupo que quer apoiar a candidatura do senador apoiado por Bolsonaro, quer a mulher do prefeito de Uberlância, Odelmo Leão, para compor a chapa

Por Franco Malheiro
Publicado em 18 de abril de 2022 | 05:00
 
 
 
normal

O PP em Minas pode estar rachado em dois grupos: um que defende a presença do partido na coligação da candidatura à reeleição de Romeu Zema (Novo) e outro que defende apoiar a candidatura do senador Carlos Viana (PL) ao governo de Minas. O grupo que quer apoiar Viana sustenta que ele é o candidato do presidente Jair Bolsonaro (PL) no Estado.

Nos bastidores, um grupo ligado ao prefeito de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, Odelmo Leão, estaria tentando levar o PP para Viana e oferecer como vice a mulher de Odelmo, Ana Paula Junqueira. Ela deixou recentemente o cargo de secretária municipal de Governo em Uberlândia para se lançar como pré-candidata a deputada federal. 

O outro grupo, liderado pelo deputado federal Marcelo Aro, defende a permanência do partido na base de Zema. Inclusive, Aro já foi cotado para ser o vice de Zema na chapa do governador à reeleição e é líder do governo mineiro no Congresso Nacional.

Após a filiação de Viana, na véspera do encerramento das janelas partidárias, conforme mostrou o Aparte, Bolsonaro pressionou Ciro Nogueira, ministro da Casa Civil e presidente nacional do PP, a apoiar a candidatura do senador ao governo de Minas. 

Se o diretório nacional do PP ordenar que o diretório mineiro apoie a candidatura de Viana, Aro não pode ser vice de Zema nem mesmo participar da campanha de reeleição do governador.

Já Viana, em entrevista à rádio Super 91,7 FM, revelou manter conversas em aberto com o PP em busca do apoio e acenou positivamente em ter o partido em sua base de apoio. 

“O próprio presidente da República já pediu para que o PP reavalie o apoio em Minas Gerais. O que eu desejo é conseguir esse apoio com diálogo. Quero conversar com os deputados do PP, todos eles. Colocar com clareza qual é a minha visão de apoio ao presidente, como pré-candidato ao governo de Minas. Eles têm comigo a mesma vontade, desejo e a missão de ajudar na reeleição de Jair Bolsonaro. Então, é uma questão de tempo”, afirmou Carlos Viana.

Segundo o senador, ele ainda não definiu quem será o vice em sua chapa, mas sinaliza o desejo de que o nome venha de partidos que ele ainda busca pelo apoio, como é o caso do PP e do União Brasil. “Minha entrada já mudou bastante o xadrez eleitoral em Minas, agora, estou confiante que vou mudar também esse arco de alianças”, declarou o pré-candidato.

O Aparte procurou o deputado federal Marcelo Aro e o prefeito Odelmo Leão. No entanto, até o fechamento deste texto, eles não retornaram aos contatos feitos. 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!