ALMG

Perto de se casar, deputada exonera futuro sogro do gabinete

Para evitar nepotismo, Delegada Sheila (PL) dispensou o pai do companheiro, o ex-deputado federal e pré-candidato à Prefeitura de Juiz de Fora Charlles Evangelista (PL)

Por Gabriel Ferreira Borges
Publicado em 16 de março de 2024 | 12:19
 
 
 
normal

A deputada estadual Delegada Sheila (PL) exonerou o ex-vereador de Juiz de Fora, Zona da Mata, Chico Evangelista (Podemos). Desde fevereiro de 2023 como assessor parlamentar de Sheila, Chico é pai do companheiro da deputada, o ex-deputado federal e pré-candidato à Prefeitura de Juiz de Fora Charlles Evangelista (PL). A exoneração foi publicada neste sábado (16/3) no Diário do Legislativo.  

Ao Aparte, Sheila explicou que, como ela e Charlles irão se casar no civil em breve, exonerou Chico. “Ele está saindo, porque agora daria impedimento (da Justiça), porque eu e Charlles vamos nos casar. Então, eu pedi para exonerá-lo”, emendou a deputada, em referência a uma eventual caracterização de nepotismo.

Em tese firmada ainda em 2008, o Supremo Tribunal Federal compreende como nepotismo a “nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, (...) para o exercício de cargo em comissão ou de confiança”. Como Chico passará a ser sogro de Sheila, a nomeação caracterizaria parentesco em linha reta, por afinidade, em primeiro grau. 

Quando o levou para o gabinete, Sheila, ao ser questionada, defendeu que a nomeação não ofenderia nenhum “preceito ou norma jurídica” porque não era casada com Charlles. “Sou jurista, conheço a Lei, bem como os posicionamentos dos tribunais a respeito”, disse à época a deputada, que ainda negou qualquer imoralidade em razão do “currículo e histórico político” de Chico.     

Chico tem larga carreira política em Juiz de Fora onde foi vereador por dois mandatos, entre 2009 e 2012, e, depois, entre 2013 e 2016. À época, ele era filiado ao PP. Quando optou por ser candidato a vice-prefeito da então deputada federal Margarida Salomão (PT) em 2016, ele lançou a candidatura de Charlles como vereador, que foi eleito para sucedê-lo na Câmara Municipal.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!