Eleições 2026

Após encontro com Fuad, Lupi reforça que Duda é o nome do PDT para prefeitura

Em visita à prefeitura, ministro reforçou que faz parte da base do prefeito, mas não há previsão para embarcar em um projeto de reeleição

Por Hermano Chiodi
Publicado em 07 de julho de 2023 | 11:12
 
 
 
normal

O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, presidente nacional licenciado do PDT, se encontrou, nesta sexta-feira (7) com o prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD). Após a reunião ele falou com a imprensa e reforçou que, apesar da boa relação mantida com o chefe do Executivo municipal, o partido não deve embarcar em uma candidatura de reeleição de Fuad Noman.

“Nosso nome para 2026 é o da deputada Duda Salabert (PDT). O líder do governo na Câmara é o nosso vereador, Bruno Miranda (PDT), estamos trabalhando junto com a prefeito Fuad para projetos de interesse da população. Mas temos nossa posição para o próximo ano”, reforçou.

O reforço vem após rumores de que a deputada poderia trocar o PDT pelo PT em uma candidatura capaz de unificar as esquerdas. Mas a hipótese foi rechaçada por Carlos Lupi. “Eu tenho total confiança na Duda e a legislação não permite essa troca”, destacou.

Em conversas com a reportagem de O TEMPO, lideranças ligadas ao PDT já tinham avisado da dificuldade legal da deputada sair do partido nesse momento. “Se ela sair do PDT para o PT, não importa se somos da base do PT, tenho certeza que o partido vai atrás do mandato dela. O PDT não vai entregar um pedaço do nosso partido", disse uma fonte que preferiu não se identificar.

A ideia também foi rejeitada por lideranças do PT, como a secretária nacional Finanças e Planejamento do Partido dos Trabalhadores, a mineira Gleide Andrade, que reforçou o interesse do partido de lançar uma candidatura própria e citou os nomes do deputado federal Rogério Correia (PT) e das deputadas estaduais Beatriz Cerqueira (PT) e Macaé Evaristo (PT) como favoritos na disputa.

Lupi em BH

O ministro informpou à reportagem que está em Belo Horizonte como parte de uma rotina de visitas a todas as unidades regionais do INSS e da Previdência Social. "Eu estou na cidade e o encontro com o prefeito é uma questão de respeito e cortesia. O objetivo principal é o trabalho do ministério. Também fiz o convite para um encontro com o governador Romeu Zema (Novo), mas não houve compatibilidade de agendas", destacou.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!