OPOSIÇÃO NA ALMG

'Clima mais brando' marca relação entre governo e Assembleia Legislativa

Embora o deputado Professor Cleiton (PV) tenha elogiado a nova postura do Executivo de ouvir mais os parlamentares, ele disse que há vários pontos do projeto da reforma administrativa que geram divergências

Por Ana Karenina Berutti
Publicado em 24 de março de 2023 | 11:35
 
 
 
normal

O deputado estadual Professor Cleiton (PV) reiterou que o bloco de oposição ao governo do Estado na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vai discutir “exaustivamente” o projeto de reforma administrativa enviado pelo governador Romeu Zema (Novo). Apesar de apontar que existem muitas divergências a serem discutidas, o parlamentar considerou positivo o fato de o governo estar mais acessível ao diálogo com a Assembleia Legislativa. O parlamentar disse que, neste segundo mandato do governador Romeu Zema, um “clima mais brando” marca as negociações entre Legislativo e Executivo.

Inclusive, a novidade deste mandato foi elogiada pelo Professor Cleiton. “A equipe técnica do governo entendeu que alguns pontos da reforma administrativa geravam dúvidas no servidor, na população e nos parlamentares e esteve ontem na Assembleia para discutir esses pontos com o bloco de oposição”, ressaltou. Professor Cleiton adiantou que outras reuniões com o governo serão necessárias. No primeiro mandato de Zema, as relações entre Legislativo e Executivo foram marcadas por uma série de divergências que travaram as principais pautas do governo.

“Existem muitos pontos divergentes, mas, pelo menos desta vez, nós temos o governo se colocando na escuta para entender aquilo que nós pontuamos que não seria benéfico para o povo de Minas Gerais desta reforma administrativa”, pontuou o parlamentar durante entrevista para o programa Café com Política da Rádio Super 91,7 FM, nesta sexta-feira (24/3). Segundo o Professor Cleiton, há muitos pontos a debater e o que se espera é que, “dentro do razoável” a reforma aconteça.

A oposição reconhece, segundo o parlamentar, que a reforma administrativa é importante, desde que ela não impacte negativamente as políticas públicas do Estado. A promessa do deputado é que a oposição vai convocar diversas audiências públicas, propor emendas e fazer sugestões.

O Professor Cleiton fez questão de fazer um elogio à equipe do Estado que esteve com a bancada de oposição ao governo para ouvir as ponderações entendendo, inclusive, que algumas pautas poderiam trazer sérios problemas para o governo e para os deputados. “Um exemplo seria a extinção da Fundação Educacional Caio Martins (Fucam). Ficou claro para o governo que é uma pauta impopular e um erro histórico”, argumentou.

Já em relação à proposta de transferência da gestão da Rádio Inconfidência e da Rede Minas da Secretaria de Cultura e Turismo para a Secretaria de Comunicação. “Ontem o governo não conseguiu entender e nós vamos insistir porque a gente não vê com bons olhos essa proposta”, assinalou o parlamentar.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!