Ambiente escolar

Concurso para psicólogos nas escolas de BH será concluído até outubro

Contratação desses profissionais é a forma de reduzir problemas de violência e evasão escolar na rede municipal

Por Hermano Chiodi
Publicado em 22 de agosto de 2023 | 09:48
 
 
 
normal

O concurso para contratação de psicólogos e assistentes sociais na rede municipal de Belo Horizonte será retomado e a expectativa da prefeitura é que até o início de outubro toda escola municipal tenha contratado pelo menos um psicólogo e um assistente social. O secretário municipal de Educação de Belo Horizonte, Charles Martins Diniz, afirmou que o edital está em fase final e o processo será retomado.

“É uma lei federal de 2019. A implementação foi tentada no início do ano; tivemos um problema legal e estamos retomando. No mais tardar, na primeira semana de outubro teremos um psicólogo e um assistente social por escola, pelo menos. Além disso, queremos que toda rede parceira (creches) também tenha esses profissionais. São bebês, crianças, que também precisam desse acompanhamento”, afirma.

Em julho (28) a prefeitura suspendeu o concurso que estava em andamento após liminar concedida ao sindicato anulando o concurso por ele não prever vagas para pessoas negras ou com deficiência, conforme determina a legislação nacional. 

O secretário foi o entrevistado desta terça-feira (22) no quadro Café com Política da FM O TEMPO 91,7. Ele não deixou claro quais medidas foram adotadas para solucionar os problemas que levaram a suspensão do processo. A prefeitura foi questionada sobre os detalhes de como ocorrerá o processo.

Charles Diniz disse que a contratação desses profissionais é uma forma de evitar evasão e ausências dos alunos na rede municipal.

“Esses núcleos que serão criados são uma solução muito importante para todas essas questões de bullying, falta, assédio, de abuso, de violência; toda essa correlação com professores. Servirá para orientação aos professores, que estão próximos dos alunos sobre o que fazer nessas situações. A realidade é muito triste em algumas famílias”, diz.

Na avaliação do secretário este é um desafio da relação entre escola e família, para garantir um bom desempenho dos alunos, e deverá fazer a diferença nos resultados da rede municipal.

Cadastramento

O secretário lembrou que o cadastramento para alunos na rede municipal está aberto até 15 de setembro. Pais ou responsáveis que queiram matricular crianças nas escolas do município para o próximo ano, devem fazer o registro e entregar documentação, via internet ou nos postos de atendimento disponibilizados pela prefeitura.

“O cadastro vai poder ser feito pelo telefone 3277- 8876 ou no site da prefeitura (www.pbh.gov.br), por isso, o manifesto não vai atrapalhar o primeiro dia do cadastro”, salientou o secretário.

Ainda conforme Charles Diniz, os pais e responsáveis também poderão procurar as Unidades de Atendimento Integrado (UAI)  Barreiro, Centro-Sul e Venda Nova para a realização do cadastro. A prefeitura também vai realizar ações itinerantes na Praça 7, no hipercentro da capital. (Com Alice Brito)

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!