BRASÍLIA - Movimentos sociais marcaram, para a próxima quinta-feira (10), em São Paulo, um ato contra o Congresso Nacional e o Centrão. Com os motes “Congresso inimigo do povo” e “Centrão inimigo do povo”, a manifestação irá ocorrer na avenida Paulista, com concentração em frente ao Museu de Arte de São Paulo (Masp), às 18h. 

Nos últimos dias, as frentes Povo sem Medo e Brasil Popular têm divulgado em seus perfis nas redes sociais convocações para o ato da próxima semana. “O centrão e o congresso querem que você continue a pagar imposto pra que mantenham a farra dos supersalários e os privilégios da elite. Dia 10 tem rua!  #Congressoinimigodopovo #dia10”, destaca o movimento Povo Sem Medo no X. 

Nas postagens feitas, o movimento critica o Centrão, que reúne partidos como o PP e o Republicanos. "O centrão dia sim e dia sim ameaça votar a escala 7x0 para que o brasileiro não tenha direito nem ao descanso. É preciso impedir o retrocesso que é cortar do lombo do povo para manter os privilégios dos de cima, daqueles que nunca nem viram o que é uma escala 6x1. Dia 10!".

No Instagram, a frente Brasil Popular também faz a convocação para o ato da próxima quinta-feira e “pelo fim da escala 6x1 e taxação dos super-ricos”, reforça a publicação na rede social. 

Em março, também na avenida Paulista, partidos e movimentos de esquerda reuniram manifestantes em um ato contra o projeto de lei que prevê anistia aos condenados pelo 8 de janeiro e contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Ao todo, na capital paulista, 6.600 pessoas participaram, segundo o grupo de pesquisa “Monitor do debate político”, da Universidade de São Paulo (USP). O dado foi divulgado pelo jornal O Globo.

O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) fez a convocação nas redes sociais e participou do evento em SP. A manifestação foi organizada por partidos como o PSOL e entidades como a Central Única dos Trabalhadores (CUT). Além de São Paulo, atos também ocorreram em outras capitais como Rio de Janeiro e Recife.