Agro

‘Abraçado’ pelo governo Lula, Senado aprova PL dos Agrotóxicos

Projeto, que tramita há mais de 20 anos no Congresso, segue agora para sanção presidencial

Por Hédio Ferreira Júnior
Publicado em 28 de novembro de 2023 | 18:40
 
 
 
normal

O Senado aprovou, no final da tarde desta terça-feira (28), a proposta que modifica as regras de aprovação e comercialização de agrotóxicos no país. O texto ainda concentra a liberação desses defensivos agrícolas no Ministério da Agricultura, mantendo, assim, o poder da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de proibir produtos. A matéria segue agora para sanção presidencial.  

Sob relatoria do senador Fabiano Contarato (PT-ES), que promoveu alterações no texto, o chamado PL dos Agrotóxicos - ou do Veneno, por ambientalistas - vinha sendo criticado por parlamentares de esquerda e lideranças de defesa do meio ambiente, mas acabou “abraçado” pela base governista na Casa. A votação foi simbólica, ou seja, sem contagem de votos, tendo como única manifestação contrária a da senadora Zenaide Maia (PSD-RN).

O PL tramitava no Congresso há mais de 20 anos e durante todo esse tempo virou objeto de discussão e polêmica entre ambientalistas e ruralistas. O embate acontecia, inclusive, internamente no governo, deixando em campos opostos os ministros da Agricultura, Carlos Fávaro, e do Meio Ambiente, Marina Silva.

O texto original - de autoria de Blairo Maggi, ex-senador e ex-ministro da Agricultura de Michel Temer (MDB) - autorizava, entre outras coisas, que o uso de agrotóxicos fosse analisado somente pelo Ministério da Agricultura, excluindo a Anvisa desse acompanhamento. Atualmente, esse trâmite inclui não só a agência como o Ibama, que passariam a ser apenas órgãos consultivos. Com as alterações, os dois passam a participar do processo. 

Também foi retirado do texto um ponto controverso que gerava discussão que trazia a permissão de um registro temporário desde que as substâncias fossem vendidas em pelo menos três países membros da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!