Ex-integrante de um governo que, por vezes, minimizou a importância do uso de máscaras, a senadora Damares Alves (Republicanos-DF) protagonizou uma cena curiosa na manhã desta quarta-feira (1), durante reunião da Comissão Temporária sobre a Situação dos Yanomamis no Senado: a ex-ministra da Mulher e dos Direitos Humanos era a única parlamentar na sala a aparecer com o equipamento de proteção, cujo uso passou a ser flexibilizado com a retração da pandemia.
A assessoria de Damares afirmou que a senadora estava de máscara por recomendação médica, já que está com a imunidade baixa. Damares não é integrante da comissão, mas mesmo assim decidiu participar dos debates. Ela pleiteia uma das três vagas que devem ser abertas com a expansão do colegiado.
Apesar de no governo anterior diversos integrantes já terem minimizado o uso das máscaras, com o então presidente por diversas vezes aparecendo sem elas em eventos públicos, mesmo no pico da pandemia, Damares costumava ter comportamento um pouco diferente e usava o equipamento com muito mais frequência. Ela chegou até mesmo a fazer um concurso de máscaras infantis para estimular o uso consciente a proteção que, segundo especialistas, contribui para a redução do contágio da Covid-19 e de outras doenças respiratórias. Em determinadas ocasiões, Damares chegou a aparecer com uma máscara da Mulher Maravilha em eventos públicos no início da pandemia.
O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.