Educação

Deputados do PSOL assinam convocação do ministro da Justiça

Os parlamentares requerem que Anderson Torres esclareça eventual interferência de Bolsonaro no caso de Milton Ribeiro

Por Gabriela Oliva
Publicado em 24 de junho de 2022 | 17:22
 
 
 
normal

A bancada do Psol na Câmara dos Deputados apresentou, nesta sexta-feira (24), um pedido de convocação do ministro da Justiça, Anderson Torres, para prestar esclarecimentos sobre eventual interferência do presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), nas investigações contra o ex-ministro da Educação Milton Ribeiro. 

O jornal O Tempo informa quais parlamentares do partido assinaram o requerimento de convocação: a líder do Psol na Câmara, Sâmia Bomfim, Ivan Valente (SP), Fernanda Melchionna (RS), Vivi Reis (PA), Áurea Carolina (MG), Glauber Braga (RJ), Luiza Erundina (SP) e Taliria Petrone (RJ).

Trecho do documento afirma que “não restam dúvidas de que o presidente da República não possui qualquer apreço pela democracia e sequer reconhece o papel das instituições democráticas. No Estado Democrático de Direito, o presidente da República se submete à Constituição Federal e às leis vigentes. É essencial assegurar, por todos os meios constitucionais, garantindo aos Poderes da República atuação livre de qualquer ameaça, especialmente vindo do Presidente da República”.

A ação foi motivada depois da divulgação de um diálogo por telefone interceptado pela Polícia Federal com autorização judicial, em que o ex-ministro da Educação Milton Ribeiro contou à filha que recebeu do “presidente” informação sobre provável busca e apreensão.

Mais: tanto Ribeiro quanto a filha demonstraram preocupação de estarem sendo gravados pela PF em uma investigação, como a que levou à prisão do ex-ministro na quarta-feira (22). Por causa da suspeita de interferência de Bolsonaro, o caso vai para o STF.

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!