Mais quatro meses

Desativação do Aeroporto Carlos Prates deve ser empurrada para 2022

Governo federal estuda locais para abrigar empresários, funcionários e estudantes que atuam no aeroporto da região Noroeste de Belo Horizonte

Por Heitor Mazzoco
Publicado em 16 de dezembro de 2021 | 13:27
 
 
 
normal

O governo federal estuda prorrogar o prazo para desativação do Aeropoto Carlos Prates, na região Noroeste de Belo Horizonte, em 120 dias (para abril de 2022). O prazo até o momento é 31 de dezembro próximo, o que causa transtornos para estudantes, empresários e funcionários que atuam no aeroporto, que não sabem qual destino terão. A resposta do governo federal deve ser oficializada até a próxima semana. 

Ronei Saggioro Glanzmann, secretário Nacional de Aviação Civil, ligado ao Minsitério da Infraestrutura, afirmou que parte dos serviços oferecidos no Aeroporto Carlos Prates serão encaminhados para o Aeroporto da Pampulha, também na capital, e para outras cidades mineiras. 

"A região metropolitana de BH tem opções. Aeroporto da Pampulha tem condições em receber partes desses usuários do Aeroporto Carlos Prates, mas também podem receber os Aeoportos de Pará de Minas, Divinópolis, Conselheiro Lafaiete", disse. Ele também citou ainda as regiões de Lagoa dos Ingleses e Cerra do Cipó, também na região metropolitana de BH. 

Uma audiência pública ocorreu nesta quinta-feira (16), em Brasília, para discutir o tema. 

O deputado Rogério Correia (PT-MG), disse também que há opção de encaminhar os funcionários para Betim, cidade também na região metropolitana de Belo Horizonte. "Espero que o Aeroporto seja desativado, como a população quer, e a área seja cedida ao Município de Belo Horizonte para que se construa uma área de lazer. Agora, o governo federal precisa indicar o local de destinação dos funcionários, dos empresários que atuam no Carlos Prates", disse o petista. 

Mais cedo, em Brasília, representantes do governo federal disseram que, em 2020, PBH e Governo de Minas não demonstraram interesse em assumir a operação do Aeroporto. 

Agora, a Prefeitura de Belo Horizonte diz ter interesse em assumir a operação do aeroporto por meio de parceria com entidade privada. 

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar o noticiário dos Três Poderes.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!