CONGRESSO

Opositor de Bolsonaro, vice-presidente da Câmara se desfilia do PL

Logo após a filiação de Bolsonaro, Marcelo Ramos pediu para sair do PL, partido que passou a abrigar o chefe do Executivo

Por Levy Guimarães
Publicado em 17 de janeiro de 2022 | 18:52
 
 
 
normal

O vice-presidente da Câmara dos Deputados, Marcelo Ramos (sem partido-AM), anunciou sua desfiliação do PL, partido que passou a abrigar o presidente Jair Bolsonaro.

Ramos, que também é vice-presidente do Congresso Nacional, faz oposição ao governo Bolsonaro e é um crítico frequente das falas e da postura do chefe do Executivo. A posição do parlamentar contrasta com a do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), que é aliado de Bolsonaro e trabalha a favor das pautas governistas no parlamento.

Marcelo Ramos entrou com uma ação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pedindo a desfiliação do PL sem que ele violasse a lei de infidelidade partidária, que proíbe deputados de mudarem de legenda, exceto em situações excepcionais. Após o TSE ter aceitado o requerimento do parlamentar, a decisão foi referendada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas, nesta segunda-feira (17).

Antes, Ramos já tinha obtido autorização do presidente do PL, Valdemar Costa Neto, para deixar a legenda de forma amigável.

 O vice-presidente da Câmara disse, pelas redes sociais, que só vai anunciar o novo partido em março, quando se inicia a janela partidária, período em que políticos podem trocar livremente de legenda.

“Comunico que, após liminar deferida pelo TSE, no último dia 10 o TRE-AM oficializou minha desfiliação do PL. Até o início de março anunciarei o partido ao qual me filiarei para disputar as eleições.Agora não é tempo de eleição, é tempo de toda energia para ajudar o AM e o Brasil”, publicou Ramos.

A expectativa dos dirigentes do PL é que entre 3 de março e 1º de abril, período de duração da janela partidária, a sigla receba dezenas de aliados de Jair Bolsonaro no Congresso.

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar o noticiário dos Três Poderes  

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!