PANDEMIA

Randolfe e Humberto Costa lançam livro sobre CPI da Covid no valor de R$ 50

Lançamento teve presença de Geraldo Alckmin, o único político a pegar fila no evento, e outros nomes do governo Lula

Por Levy Guimarães
Publicado em 07 de março de 2023 | 23:04
 
 
 
normal

Os senadores Randolfe Rodrigues (Rede-AP), Humberto Costa (PT-PE) e Fabiano Contarato (PT-ES) lançaram, nesta terça-feira (7), em Brasília, um livro sobre a Comissão Parlamentar de Inquérito da Covid, realizada em 2021 pelo Senado. A obra, de 149 páginas, pode ser adquirida pelo valor de R$ 49,90

Intitulado “A Política contra o vírus - Bastidores da CPI da Covid”, o livro relata estratégias adotadas pela oposição ao então governo Jair Bolsonaro e relembram o percurso para a realização do colegiado, da coleta de assinaturas ao relatório final, feito pelo senador Renan Calheiros (MDB-AL).

Como na CPI, os senadores adotam tom bastante crítico ao ex-presidente Jair Bolsonaro. Na contracapa, classificam o bolsonarismo como um vírus “tão ou mais nocivo” que a covid-19.

“A pandemia trouxe sofrimento a todos os países, mas, para além dela, o Brasil teve que lidar com um vírus tão ou mais nocivo e agressivo que o Sars-COV-2: o bolsonarismo. [...] A sociedade brasileira e seus líderes políticos enfrentavam o desafio de sobreviver ao pior governo de sua história”, diz um trecho.

Os senadores, hoje lideranças do governo Luiz Inácio Lula da Silva no Congresso, tratam a CPI da Covid como “a maior e mais importante articulação de uma frente republicana e democrática contra o vírus que segue ameaçando a vida dos brasileiros”.

O relatório final da CPI pede o indiciamento de centenas de pessoas, incluindo Jair Bolsonaro, por nove delitos.

Alckmin pegou fila

Entre as autoridades que compareceram ao lançamento, estava o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, o único político a entrar na fila para autógrafos.

Porém, após alguns minutos em uma longa e lenta fila, os senadores Randolfe Rodrigues e Humberto Costa foram ao encontro do vice-presidente. Randolfe disse que aguardava que Alckmin fosse direto a eles, o que não aconteceu. “Vamos subverter a ordem: nós vamos ‘furar’ a fila”, disse, em tom de ironia.

Alckmin também foi o campeão de fotos com apoiadores e funcionários do shopping onde ocorreu o evento. Além dele, do governo Lula, compareceram as ministras Nísia Trindade (Saúde) e Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovação). 

O diretor-presidente da Anvisa, Antônio Barra Torres, foi outro a marcar presença. Indicado por Bolsonaro, em 2019, Barra Torres divergiu da postura do então presidente no combate à pandemia.

O evento também teve a presença de deputados governistas, como a presidente do PT, Gleisi Hoffmann (PR) e os deputados federais Lindbergh Farias (PT-RJ), Carlos Zarattini (PT-SP) e Túlio Gadêlha (Rede-PE), entre outros.

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para as notícias dos Três Poderes.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!