Combustíveis

Senado convoca Guedes, Sachsida e Coelho para explicarem reajuste da Petrobras

Comissão de Assuntos Econômicos quer ouvir ministros sobre alta dos preços da gasolina e do diesel

Por O TEMPO Brasília
Publicado em 21 de junho de 2022 | 12:19
 
 
 
normal

A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado aprovou nesta terça-feira (21) um convite para que o ministro da Economia, Paulo Guedes, o das Minas e Energia, Adolfo Sachsida, e o ex-presidente da Petrobras, José Mauro Coelho, compareçam ao colegiado para discutir o anúncio do aumento do preço dos combustíveis pela Petrobras.

O convite a Guedes origina-se de um requerimento de convocação apresentado por Alexandre Silveira (PSD-MG), enquanto os demais se originam em pedidos do senador Jean Paul Prates (PT-RN). por acordo, os senadores aprovaram as propostas por unanimidade com as convocações sendo convertidas em convite. Neste caso, os ministros e o ex-presidente da Petrobras não são obrigados a comparecer. Se não o fizerem, porém, a comissão pode aprovar uma convocação mais adiante.

"O pedido de convocação se dá por uma realidade imposta e que acho que nenhum de nós em sã consciência tem coragem de negar: que o Brasil vai mal. Que a econonomia vai mal, que a fome aumenta, campeaia pelo Brasil", explicou Alexandre Silveira.

Ele aproveitou para criticar a estratégia dos governistas de propor uma CPI da Petrobras, afirmando que essa não seria a solução adequada para enfrentar o problema da alta da gasolina, do diesel e do gás de cozinha.

"Esse processo de defesa que foi quase ue automática, até assustadora de alguns membros do governo, logo saindo com uma proposta de CPI da Petrobras, eu acho que nada contribui com país. Nada contribui com o mundo real, nada contribui com o povo brasileiro. Muito pelo contrário. Sinceramente, é uma cortina de fumaça. Uma CPI, o senador Marcos Rogério tanto quanto eu conhece muto bem, até pela minha profissão, delegado de polícia de carreira, sabe que nao tem resultados imediatos e muitas vezes nao tem resultados práticos que o povo brasileiro tanto clama no combate à  miséria, À fome e à desigualgade", enfatizou.

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!