Eleições 2024

Datena sugere que Boulos 'peite' Lula por chapa conjunta à prefeitura de SP

Boulos, que já é cotado para a eleição municipal de 2024, confirmou 'conversa informal sobre futebol e política' com Datena, mas lamentou vazamento de momento 'privado'

Por Lucyenne Landim
Publicado em 03 de abril de 2023 | 13:10
 
 
 
normal

O apresentador José Luiz Datena sugeriu ao deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) que os dois formem uma chapa para disputar a prefeitura de São Paulo em 2024. A ideia é que Boulos lidere, enquanto Datena dispute o cargo de vice-prefeito. O parlamentar já é o nome cotado do PSOL para a disputa municipal.

A sugestão foi feita por Datena em um encontro promovido por Boulos no sábado (1º). Um vídeo do momento foi vazado nas redes sociais. A ideia apresentada é "peitar" o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o PT para que não lancem outro candidato em favor da dobradinha Boulos-Datena. O apresentador já prevê, no entanto, que o mandatário não aceitará a ideia, saindo derrotado da disputa municipal.

"Se você peitar o PT e nós sairmos candidatos... Se você falar para o Lula. 'Lula, eu quero o Datena como vice e sinto muito'. Nós podemos sair porque nosso acordo... Política é como nuvem, cada hora está em um lugar. A política mudou, a nuvem mudou. 'Se você quer ser meu aliado, pô, eu amo você, o Datena ama você, mas nós achamos que a gente pode se eleger em São Paulo'", diz o apresentador.

Ainda na conversa, Datena lembrou que Boulos chegou ao segundo turno na eleição de 2020 e teve 40% dos votos. Ele foi derrotado por Bruno Covas (PSDB), falecido em maio de 2021, que recebeu 59% dos votos. Na avaliação de Datena, se Lula "naufragar na política econômica", vai prejudicar o desempenho eleitoral de Boulos.

Por meio do Twitter, Boulos lamentou o vazamento de parte da conversa. "Neste sábado, Datena, o craque Neto e eu nos encontramos com outros amigos corintianos, a meu convite, para um jantar no Campo Limpo. Uma conversa informal sobre futebol e política. Lamento profundamente que alguém tenha vazado uma conversa privada na tentativa de criar polêmica", publicou.

Datena não se pronunciou. Em 2022, o apresentador manteve proximidade com Jair Bolsonaro (PL) e chegou, inclusive, a visitar o ex-presidente no Palácio da Alvorada - residência oficial em Brasília (DF) - no momento de consolidação de alianças para o segundo turno presidencial. Depois, teve um encontro também com Lula e afirmou que não revelaria seu voto. Já Boulos atua no campo político de esquerda e é aliado de Lula.

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!