Datatempo/CP2

Decisão de Anastasia sobre candidatura ao Senado pode mudar o quadro em Minas

O ex-governador de Minas Gerais é hoje o nome com o maior potencial de voto, de acordo com o levantamento

Por Ricardo Corrêa
Publicado em 28 de julho de 2021 | 20:00
 
 
 
normal

Único dos senadores mineiros com o mandato terminando no início de 2023, Antonio Anastasia (PSD) tem dado sinais de que não pretende concorrer a uma reeleição. Se essa intenção mudar, porém, o cenário da disputa pelo Legislativo pode mudar consideravelmente.

O ex-governador de Minas Gerais é, hoje, o nome com o maior potencial de voto, de acordo com o levantamento. São 34% os que afirmam que votariam nele com certeza ou que poderiam votar. Por outro lado, ele é também um dos nomes com a maior rejeição. São 47,3% os que dizem que não votariam em Anastasia em nenhuma hipótese. Outros 17,8% não o conhecem suficientemente para opinar, e 0,9% não responderam.

Quem também aparece com índices mais altos de potencial de voto, mas com uma rejeição muito mais expressiva é a ex-presidente Dilma Rousseff (PT). Ela, que ficou em terceiro na corrida eleitoral de 2018, poderia receber o voto de até 25,4% do eleitorado e não seria a escolha de 68,1% dos mineiros. Ela, porém, não pretende concorrer ao Senado pelo Estado outra vez.

Os índices de potencial de voto indicam ainda desempenhos melhores do que a média para os deputados estaduais Agostinho Patrus (PV), que é hoje cotado a ser vice na chapa de Alexandre Kalil (PSD) ao governo, e Cleitinho (Cidadania). O primeiro poderia receber o voto de 11,4% dos eleitores; o segundo, de 10,3%.

Leia mais

Marcelo Álvaro e Reginaldo Lopes repetem polarização nacional

Mais forte no interior, Zema lidera com folga na busca pela reeleição

Alexandre Kalil está à frente em apenas uma região; veja mapa

Sete em cada dez mineiros querem algum tipo de mudança política

Apoio de rivais pode fazer toda a diferença, aponta DataTempo/CP2

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!