GOVERNO

Deputado do PT sobre privatizações: "Zema está indo com muita sede ao pote"

Rogério Correia disse que o governo de transição vai fazer de tudo para suspender as privatizações da CeasaMinas e da CBTU que o governador quer fazer no apagar das luzes

Por Ana Karenina Berutti
Publicado em 25 de novembro de 2022 | 12:06
 
 
 
normal

O deputado federal reeleito, Rogério Correia (PT), criticou a postura do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo) ao apostar nas privatizações em parceria com o governo federal e marcar, segundo o parlamentar, "no apagar das luzes, às vésperas do Natal, o leilão da privatização da Companhia Brasileira de Trens Urbanos em Minas Gerais (CBTU-MG) e da concessão do metrô da Região Metropolitana de Belo Horizonte e das Centrais de Abastecimento de Minas Gerais (CeasaMinas) para 22 de dezembro.

"Zema está indo com muita sede ao pote", alfinetou Correia, acrescentando que a equipe de transição de governo do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já está trabalhando para suspender os leilões. "Isso não quer dizer que somos necessariamente contra a privatização, quer dizer que precisamos estudar melhor os termos da proposta e isso não pode ser feito às pressas", argumentou o petista que integra a equipe de transição do governo.

O oficio solicitando a suspensão do leilão da CeasaMinas já foi enviado para a Casa Civil e o mesmo deve ser feito em relação ao leilão da CBTU, informou Correia. "Sobre o metrô, por exemplo, tem uma série de questões que não foram consideradas. Os trabalhadores da companhia e a prefeitura de Belo Horizonte foram ouvidos? Qual seria o valor da passagem depois da privatização? Haverá subsídio para a passagem do metrô? Se sim, a prefeitura pode conceder esse subsídio?", questionou o deputado.

Em relação ao leilão da CeasaMinas, Correia ponderou que, com a privatização, o risco de desabastecimento é grande. "E ainda tem os terrenos que pertecem à prefeitura de Contagem e não podem ser leiloados", explicou o petista durante entrevista ao Café com Política, do jornal Super N 1ª edição, da Rádio Super 91,7 FM, nesta sexta-feira (25)..

O deputado também falou sobre o leilão da Refinaria Gabriel Passos (Regap), uma das representantes da Petrobras em Minas Gerais. "O governo do presidente Lula vai trabalhar para supender o que foi feito nesse sentido. O governo tentou vender a Regap e não conseguiu. É um setor estratégico, uma empresa pública que garanta política de preços. O que precisa ser feito é aumentar a capacidade de refino para dependermos menos de exportação", explicou Correia.

A mesma postura está sendo adotada em relação à privatização dos Correios. "Estamos paralisando o processo de privatização dos Correios, é preciso estancar o processo da privataria e discutir os termos de cada proposta", afirmou Rogério Correia.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!