Nesta sexta-feira (21), Dia da Inconfidência Mineira, ocorre a cerimônia oficial de tiros, hasteamento da bandeira e colocação de flores no monumento ao mártir Tiradentes, na praça de mesmo nome, em Ouro Preto, região Central de Minas Gerais. Também ocorre a entrega da Medalha da Inconfidência.
Solenidade
A solenidade ocorrerá em dois momentos distintos em Ouro Preto, assim como foi feito nos últimos anos. A honra militar, com a cerimônia oficial de tiros, o hasteamento da bandeira e a colocação de flores no monumento de Tiradentes, será realizada na praça de mesmo nome, no Centro da cidade. Já o ato da entrega da Medalha da Inconfidência será no Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), com presença de público.
A Medalha da Inconfidência foi criada em 1952 pelo governador Juscelino Kubitscheck e é, tradicionalmente, entregue todo dia 21 de abril, Dia de Tiradentes. Neste ano, Ouro Preto e Tiradentes receberão uma programação cultural entre os dias 14 e 23/4, com o slogan “A Liberdade Mora em Minas”, em razão da data.