Judiciário

Em reunião com Bolsonaro, Zema apoia Gilson Lemes, presidente do TJMG, para STF

Presidente, no entanto, sinalizou que deve indicar o advogado geral da União, André Mendonça, para a vaga

Por Pedro Augusto Figueiredo
Publicado em 07 de julho de 2021 | 19:44
 
 
 
normal

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), foi à Brasília nesta quarta-feira (7) para se encontrar com o presidente Jair Bolsonaro. Na reunião, ele demonstrou apoio ao nome do presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Gilson Lemes, para ocupar a vaga que será aberta no Supremo Tribunal Federal. Lemes também participou do encontro.

De acordo com a assessoria de imprensa do Palácio Tiradentes, Zema disse a Bolsonaro que Gilson Lemes tem desempenhado com excelência a chefia do Poder Judiciário mineiro, cargo que ocupa desde julho do ano passado.

“O governador reforçou ainda a larga experiência na magistratura do presidente do TJMG, com atuação nas mais diversas áreas do direito como cível, criminal, eleitoral e administrativo, além do perfil que garante a harmonia e independência entre os poderes, características ideais para  que possa ocupar uma cadeira na Suprema Corte”, afirmou em nota o governo estadual.

A vaga que se abrirá no STF é a do ministro Marco Aurélio Mello, que irá se aposentar na próxima segunda-feira (12). A escolha do substituto dele cabe a Bolsonaro, mas o nome tem que ser aprovado pelo Senado Federal.

Em entrevista à rádio Guaíba, do Rio Grande do Sul, nesta quarta-feira (7), o presidente disse que sua intenção é indicar o advogado geral da União, André Mendonça, para o posto.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!