No lugar errado

Felipe Attiê na presidência da Funed contradiz discurso de técnica do governo

O deputado estadual Lucas Lasmar diz que é um erro escolher um político para comandar uma instituição essencialmente técnica como a Funed

Por Hermano Chiodi
Publicado em 11 de agosto de 2023 | 10:21
 
 
 
normal

O deputado estadual Lucas Lasmar (Rede) atribuiu os problemas enfrentados pela Fundação Ezequiel Dias (Funed) a erros de gestão do presidente da instituição, o ex-deputado Felipe Attiê. Para o parlamentar, Attiê está no lugar errado e a escolha de um político para comandar uma instituição essencialmente técnica como a Funed mostra incoerência no discurso do governo de Romeu Zema (Novo).

“O presidente da Funed tem que ter um conhecimento técnico de produção industrial. Estamos falando de produção, não só de gestão. A produção em si consegue ser desenhada de forma fácil por engenheiros de produção”, afirma.

O parlamentar afirmou que Felipe Attiê pode contribuir muito com o governo de Minas, mas não à frente da Funed. “Talvez não esteja no lugar certo do governo. Com o tensionamento que tem lá, ele não conseguirá avançar. Ele não conhece a receita real da fundação. Precisamos de um gestor administrativo e operacional para tirar esse desenho de ineficiência que ele mesmo (Attiê) diz que existe”.

Lucas Lasmar foi o entrevistado pelos jornalistas Thalita Marinho e Guilherme Ibraim no quadro Café com Política da FM O TEMPO desta sexta-feira (11). O parlamentar, que foi autor de um pedido para audiência pública na Assembleia Legislativa para debater a atual situação da Funed afirmou que o problema é antigo e que o governo Zema repete falha de outras gestões.

“Foram onze presidentes nos últimos quinze anos. É preciso olhar daqui para frente. Com a determinação de um cargo de presidente com mandato de dois ou quatro anos, que escute também os servidores da instituição, que escolha alguém com qualificação técnica realmente”, diz.

O parlamentar avalia que órgãos como a Funed não podem estar submetidos à questões partidárias ou políticas, como divisão entre direita e esquerda ou governo e oposição. “Vou pedir também ao sindicato para fazermos uma construção que seja plausível. Se continuar nesse tensionamento, a Funed será destruída. Temos que aceitar, o governador Romeu Zema foi eleito e terá mais três anos de governo. A Funed tem que ter autonomia financeira e gerir seu próprio orçamento”, diz.

Funed

A Fundação Ezequiel Dias, Funed, é o laboratório público para produção de produtos farmacêuticos vinculada ao governo de Minas. A instituição também administra o laboratório de diagnóticos da rede de saúde de Minas.

"Na época da Covid, a Funed foi a primeira a abrir as portas para nós na questão de acelerar os diagnósticos. É uma instituição essencial", afirmou o Lucas Lasmar.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!