Feira da Banana

'Assumo minha responsabilidade, diz Bolsonaro sobre inflação

Presidente reconheceu inflação e preço alto dos combustíveis, mas apontou medidas restritivas da pandemia como principal razão para isso

Por O TEMPO Brasília
Publicado em 12 de maio de 2022 | 17:40
 
 
 
normal

O presidente Jair Bolsonaro (PL) reconheceu que a inflação e os preços dos combustíveis estão altos no Brasil e disse que também assume sua responsabilidade por isso, mas voltou a culpar as políticas restritivas no mundo todo durante a pandemia pela alta generalizada dos produtos no país. As declarações foram dadas em discurso na cidade de Pariquera-Açu, no Vale do Ribeira, interior de São Paulo, onde participa da Feira da Banana.

"A demora (para a conclusão de obras na região) foi pelo motivo da consequência daquela política errada que o mundo inteiro adotou, e o Brasil também, contra a minha vontade, já que a decisão coube a cada governador do Brasil, que foi aquela política do 'fique em casa, a economia a gente ve depois'. A consequência disso foi e está sendo uma inflação agora generalizada no mundo todo. E o Brasil é um país que está tendo inflação, está tendo aumento de combustíveis, sei disso, e assumo a minha responsabilidade, mas isso se faz presente no mundo todo", afirmou.

O presidente voltou a afirmar que o Brasil é umd os países que menos sofre com a alta dos preços.

"Trabalhamos duro nessa questão. O ano de 2020, um ano difícil para todos nós, quando a pandemia realmente se fez presente no Brasil e no mundo todo, nós atendemos os mais necessitados com o auxilio emergencial. Gastamos naquele ano o equivalente a 15 anos de Bolsa Família", disse o presidente em seu discurso.

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!