TENSÃO NOS PODERES

Bolsonaro aciona a PGR contra Moraes após ação rejeitada pelo STF

Acusação de abuso de autoridade utilizada na ação rejeitada pelo STF é a base da nova ação do presidente na PGR

Por Luana Melody Brasil
Publicado em 18 de maio de 2022 | 15:47
 
 
 
normal

O presidente da República Jair Bolsonaro (PL) apresentou à Procuradoria-Geral da República (PGR) uma representação mirando o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), nesta quarta-feira (18). A informação foi divulgada pela coluna de Bela Megale, do O Globo.

Na ação para a PGR, Bolsonaro sustenta a mesma acusação de abuso de autoridade contra Moraes, argumentando que o ministro realizou “sucessivos ataques à democracia, desrespeito à Constituição e desprezo aos direitos e garantias fundamentais”.

Ainda nesta peça apresentada pelo advogado de Bolsonaro, são enumerados itens da notícia-crime encaminhada ao Supremo.

Um pouco mais cedo nesta quarta, o relator do caso no STF, ministro Dias Toffoli, rejeitou o pedido do chefe do Executivo federal, feito na noite da terça-feira (17).

No mérito, o ministro já determinou o arquivamento do processo por ausência de crime. Para Toffoli, o "simples fato" de Moraes ser o relator do inquérito "não é motivo para se concluir que teria algum interesse específico, tratando-se de regular exercício da jurisdição". 

Além disso, ele considera que os tópicos descritos na ação "não trazem indícios, ainda que mínimos, de materialidade delitiva". Não há, segundo Toffoli, "nenhuma possibilidade de enquadrar as condutas imputadas em qualquer das figuras típicas apontadas".

A ação de Bolsonaro cita, entre outras coisas, a “injustificada investigação no inquérito das Fake News, quer pelo seu exagerado prazo, quer pela ausência de fato ilícito e por não permitir que a defesa tenha acesso aos autos”.

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!