FRANCISCHINI

Bolsonaro comemora decisão de Nunes Marques a favor de bolsonarista

Presidente chamou cassação de inacreditável e disse que o cara ia lá apertar o 17 e aparecia o 13 nas eleições de 2018

Por Levy Guimarães
Publicado em 02 de junho de 2022 | 20:33
 
 
 
normal

O presidente Jair Bolsonaro (PL) comemorou, na live semanal desta quinta-feira (2), a decisão do ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (TSE), que derrubou a cassação do deputado estadual Francisco Francischini (União), do Paraná, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O parlamentar havia sido condenado por dizer que as urnas eletrônicas foram adulteradas nas eleições de 2018 para prejudicar o então candidato Jair Bolsonaro.

Na live, Bolsonaro chamou a cassação de “inacreditável” e mencionou que “os três lá do STF” votaram a favor, referindo-se aos ministros Edson Fachin, Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso, que compõem a Corte eleitoral e têm sido alvo de ataques do presidente.

Na transmissão, mesmo sem apresentar evidências, Bolsonaro disse concordar com as acusações do deputado de que teria havido fraude nas últimas eleições presidenciais.

“Ficou voz corrente em 2018. Eu recebi vários vídeos, telefonemas em que o cara ia lá apertar o 17 e aparecia o 13. Ninguém falava o contrário, que ia apertar o 13 e saía o 17. Então foi uma coisa que aconteceu em larga escala, o TSE não se explicou”, disse.

Em seguida, o presidente mencionou o fato de o TSE ter convidado as Forças Armadas a participar de uma comissão de transparência eleitoral, mas não ter acatado sugestões dos militares. Segundo Bolsonaro, o presidente do Tribunal, ministro Edson Fachin, “não aceita mais conversar”.

“Nós sabemos aqui que o TSE está tendo medidas arbitrárias contra o estado democrático de direito, atacam a democracia, não querem a transparência no sistema eleitoral”, afirmou.

Desde que assumiu o mandato no Palácio do Planalto, Bolsonaro chegou a dizer, por mais uma vez, que houve fraude nas eleições de 2018 e que ele deveria ter sido eleito no primeiro turno, mas nunca apresentou evidências.

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!