Eleições 2022

Bolsonaro critica Fiesp por apoio a manifesto pela democracia

O pré-candidato à reeleição criticou o presidente da federação por adesão ao documento em defesa ao sistema eleitoral brasileiro

Por Gabriela Oliva
Publicado em 28 de julho de 2022 | 20:45
 
 
 
normal

Durante live realizada nesta quinta-feira (28), o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), criticou a adesão do presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Josué Gomes da Silva, ao manifesto criado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) que defende a democracia. 

O documento, que defende o processo eletrônico de votação e critica “ataques infundados” às eleições, já tem mais de 350 mil assinaturas. 

“Não entendi essa nota que foi patrocinada pelo nosso querido filho do ex-vice-presidente de Lula, José de Alencar, o senhor Josué Gomes da Silva, presidente da Fiesp”, disse, complementanto que o manifesto “é uma nota política em ano eleitoral”. 

Bolsonaro questionou, durante a transmissão ao vivo,”quem é contra a democracia no Brasil?”. Disse que, em 3 anos e meio de governo, não cometeu atos nocivos ao sistema democrático do país. "Acho que temos o contrário", declarou.

Bolsonaro ainda declarou que, se o manifesto não tivesse viés político, assinaria, sem problemas”. No entanto, pondera que a “nota claramente  é contrária à minha pessoa e favorável ao ladrão [fazendo alusão ao ex-presidente Lula]. 

O manifesto pela democracia será lido pelo ex-ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Celso de Mello em evento realizado em 11 de agosto, no Pátio das Arcadas do Largo de São Francisco, em São Paulo. Leia a íntegra aqui.

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!