MINERAÇÃO

Bolsonaro diz que indígenas “já são quase como nós”

Presidente defendeu o projeto que autoriza a exploração mineral em terras indígenas

Por Levy Guimararães
Publicado em 11 de março de 2022 | 15:57
 
 
 
normal

O presidente Jair Bolsonaro (PL) defendeu, nesta sexta-feira (11), o projeto de lei que autoriza a mineração em terras indígenas ao dizer que os indígenas “já são quase como nós”.

No Palácio do Planalto, ele participou de uma cerimônia para o lançamento do plano nacional de fertilizantes, que estabelece diretrizes para aumentar o investimento no setor e diminuir a dependência do produto importado, sobretudo após a guerra na Ucrânia.

“Não é apenas embaixo de reservas indígenas, coincidentemente ou não, que existem essas reservas minerais. Existem também fora das mesmas. Mas devemos abrir espaço para, cada vez mais, integrar os nossos irmãos indígenas à nossa sociedade”, disse Bolsonaro.

Em seguida, completou: “eles praticamente já são quase como nós. Querem se integrar, querem produzir na sua terra, querem fazer na sua terra o que o irmão fazendeiro faz ali do lado”.

O projeto que legaliza a mineração em terras indígenas teve sua urgência aprovada pela Câmara dos Deputados, na última quarta-feira (9). Agora, ele vai ser debatido por um grupo de trabalho, que vai elaborar o texto que irá à votação. A previsão do presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), é que ele seja votado em abril.

No Planalto, Bolsonaro disse que a proposta apenas regulamenta artigos da Constituição.

“Ninguém está inventando nada. Artigos 176 e 231. Então, estamos cumprindo a nossa Constituição. Quem porventura fala o contrário está desinformado ou quer tumultuar o ambiente”, argumentou.

O presidente afirmou esperar que o texto seja votado e aprovado pela Câmara “em poucas semanas”. Caso isso aconteça, o projeto vai para o Senado onde, na quarta (9), dezenas de artistas liderados pelo cantor Caetano Veloso foram protestar contra este e outros projetos.

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!