Primeira semana de busca

Força Nacional parte com 100 agentes para reforçar captura de presos em Mossoró

Além disso, 22 viaturas e um ônibus ficarão à disposição por 30 dias para o reforço no policiamento na região

Por Hédio Júnior
Publicado em 20 de fevereiro de 2024 | 18:27
 
 
 
normal

O Ministério da Justiça e Segurança Pública mobilizou nesta terça-feira (20) o envio de 100 agentes da Força Nacional para reforçar o trabalho das polícias Federal e Civil do Rio Grande do Norte nas buscas de dois foragidos da penitenciária federal de Mossoró. Em 22 viaturas e um ônibus, os policiais partiram da base da Força Nacional, no Gama, região administrativa do Distrito Federal, com previsão de chegada ao município potiguar na próxima quinta-feira (22).

Formado por policiais e bombeiros militares integrantes da Força Nacional, o efetivo tem previsão de permanecer no município potiguar por 30 dias. No entanto, os trabalhos de buscas e capturas dos foragidos em áreas formadas por matas, zonas rurais e grutas, não têm prazo determinado para acabar. 

No momento, estão em curso investigações administrativas para apurar eventuais cúmplices na fuga. As apurações estão sob o comando do secretário nacional de Políticas Penais, André Garcia. A Polícia Federal também abriu investigação criminal. Já a Polícia Rodoviária Federal (PRF) tem cuidado do monitoramento das estradas da região.

Total de agentes envolvidos chegou a 500 

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, afirmou, no último domingo (18), que 500 agentes de segurança integram a operação de busca pelos dois detentos que fugiram do presídio de segurança máxima em Mossoró (RN). Segundo ele, são 250 agentes por turno. O ministro desembarcou na cidade para acompanhar as investigações e as ações para encontrar os fugitivos. 

Questionado se era possível afirmar que houve conivência de algum funcionário de dentro da penitenciária, Lewandowski destacou que é necessário aguardar o fim das apurações. 

Lewandowski também foi questionado sobre quanto tempo irá durar a operação de busca e ele disse que não há prazo definido. Ele destacou ainda que era provável que os detentos ainda estivessem a poucos quilômetros da penitenciária. 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!