O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) retorna ao Brasil e desembarca em Brasília na noite deste domingo (16), após visitas à China e aos Emirados Árabes nos últimos quatro dias. O avião com o presidente desembarcou na base aérea de Brasília no fim da noite, proveniente de Lisboa, onde fez escala após a saída de Abu Dhabi.

No exterior, Lula acompanhou a posse de Dilma Rousseff na presidência do Novo Banco do Desenvolvimento (Banco dos Brics), em Xangai, visitou a fábrica da Huawei, encontrou-se com o líder chinês Xi Jinping e com o presidente da Assembleia Popular da China Zhao Leji. Depois, nos Emirados Árabe, esteve com o presidente Mohammed bin Zayed.

De acordo com o ministro Alexandre Padilha, na China o governo fechou acordos da ordem de R$ 50 bilhões nas mais diversas áreas. Nos Emirados Árabes, conseguiu acordo de R$ 12,5 bilhões em investimento das Acelen, do grupo Mubadala Capital em diesel verde em uma biorrefinaria na Bahia.
Lula, porém, não deve ficar muito tempo no Brasil. No final da semana ele deve embarcar de novo para o exterior. Ele vai para a Espanha e para Portugal.

Antes, porém, o presidente tem temas importantes no país. O governo deve entregar ao Congresso Nacional, entre segunda-feira (17) e terça-feira (18), o novo arcabouço fiscal. Além disso, a ministra do Planejamento, Simone Tebet, explicará detalhes do texto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2024, que foi enviado na sexta-feira (14).

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.