Pandemia

Ministério da Saúde e Anvisa adiam reunião sobre autotestes de Covid-19

Encontro foi adiado para a próxima segunda-feira a pedido da pasta comandada por Marcelo Queiroga; autoridade sanitária cobra política pública do governo para garantir eficácia da medida

Por Lucyenne Landim
Publicado em 20 de janeiro de 2022 | 16:21
 
 
 
normal

A reunião entre a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Ministério da Saúde para dar continuidade à negociação sobre a liberação de autotestes contra a Covid-19 foi adiada para a tarde da próxima segunda-feira (24).

Segundo a Anvisa, a mudança de data, inicialmente marcada para esta sexta-feira (21), foi um pedido do Ministério da Saúde.

O encontro foi marcado depois que a autoridade sanitária recusou a comercialização de autotestes pela falta de política pública para garantir a segurança da medida, já que há a dispensa de profissional de saúde para monitorar o resultado.

Para a Anvisa, é importante que os cidadãos saibam, por exemplo, onde e como devem notificar os órgãos de saúde caso o resultado do autoteste de Covid-19 seja positivo.

O governo federal também é cobrado a definir como esses casos serão contabilizados, como os cidadãos serão instruídos para realizar corretamente o exame e quem deverá comunicar a fabricante sobre possíveis efeitos adversos ou erros do teste.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, informou que vai corrigir as informações enviadas para a Anvisa e complementar as informações necessárias para a liberação dos autotestes. Segundo ele, a pasta continua defendendo a autorização para o exame.

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar o noticiário dos Três Poderes.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!