Folia

Ministro Silvio Almeida interpretou Luiz Gama em desfile da Portela

No sábado (10), o ministro dos Direitos Humanos também desfilou pela escola de samba paulista Vai-Vai

Por Gabriela Oliva
Publicado em 13 de fevereiro de 2024 | 13:45
 
 
 
normal

O ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, desfilou na noite de segunda-feira (12) na Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro, ao interpretar o advogado abolicionista Luiz Gama, durante a apresentação da Portela.

Gama foi um advogado e jornalista de destaque do século XIX, conhecido por sua luta pela libertação dos escravizados e pela promoção da igualdade racial no Brasil.

A inspiração para a performance da Portela veio do enredo "Um defeito de cor", baseado no livro de Ana Maria Gonçalves.

No seu perfil oficial X, o ministro expressou que foi uma "honra" participar do desfile da Portela, destacando Luiz Gama como sua "referência maior".

"Sem as escolas de samba e tudo o que o Brasil me deu, eu não seria quem sou: o cidadão, o advogado, o professor, o ministro do presidente Lula", afirmou.

Silvio Almeida também desfilou pela Vai-Vai

Na sua rede social, o ministro também compartilhou que seu avô paterno, conhecido como "Lorito", foi um dos fundadores da escola de samba Vai-Vai e um dos seus primeiros diretores.

No sábado (10), ele participou do desfile da escola em um carro alegórico que apresentava uma versão da estátua do bandeirante Borba Gato pichada. A escola de samba paulista celebrou os 40 anos da cultura Hip Hop no Brasil com o samba-enredo “Capítulo 4, Versículo 3 – Da Rua e do Povo, o Hip Hop: Um Manifesto Paulistano”.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!