Kit Covid

Na mira da CPI, Capitã Cloroquina fala em perseguição a médicos

“Fomos questionados, estamos sendo perseguidos, desafiados a não exercer essa autonomia para a qual nós fomos formados, afirmou a secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde

Por Renato Alves
Publicado em 18 de outubro de 2021 | 14:09
 
 
 
normal

Investigada pela CPI da Pandemia pelo incentivo do uso de medicamentos ineficazes contra a Covid-19, a secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Mayra Pinheiro, disse que médicos brasileiros estão sendo perseguidos por seguir o que ela defende.

“Não sabíamos que teríamos ao longo de uma pandemia o desafio de enfrentar pessoas que não conhecem a arte médica, nada entendem de medicina, e passaram a questionar a nossa autonomia, o direito da nossa relação médico-paciente, o direito das nossas escolhas, o direito de salvar vidas”, disse.

Mais conhecida como Capitã Cloroquina, por causa da defesa de tal medicamento e ouros sem eficácia alguma contra a Covid-19, ela fez discurso pela autonomia médica em evento no Ministério da Saúde nesta segunda-feira (18).

“Fomos questionados, estamos sendo perseguidos, desafiados a não exercer essa autonomia para a qual nós fomos formados”, completou Mayra Pinheiro.

Marcelo Queiroga apoia fala de Mayra Pinheiro

Quem reforçou esse discurso, logo depois, foi o próprio ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, que disse que a relação médico-paciente tem que ser baseada na autonomia.

“O vínculo médico-paciente é inquebrantável e não pode ser quebrado por quem quer que seja. Nem mesmo o Estado”, refletiu Queiroga no Lançamento do Programa SOS de Ponta – Capacitação nas Urgências e Emergências do Brasil.

Os jornalistas presentes não puderam fazer perguntas.

Senadores da CPI da Pandemia já cobraram, mais de uma vez, a demissão de Mayra Pinheiro do Ministério da Saúde.

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar o noticiário dos Três Poderes.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!