Governo

'O que houve aqui foi uma tentativa de golpe', diz Lula, culpando Bolsonaro

“Não sei se o ex-presidente mandou, o que sei é que ele tem culpa pois ele passou quatro anos instigando o povo a ter ódio, afirmou Lula em discurso no Planalto

Por O Tempo Brasília
Publicado em 18 de janeiro de 2023 | 14:13
 
 
 
normal

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, nesta quarta-feira (18), que sofreu uma tentativa de golpe de Estado “com gente preparada”. Ele culpou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por estimular seus eleitores, por meio de um discurso de “ódio”, para atacar instituições. 

“Depois de uma negra, catadora de papel colocar a faixa no meu pescoço, eles esperaram uma semana e tentaram dar um golpe. O que houve aqui foi uma tentativa de golpe. Uma tentativa de golpe com gente preparada”, afirmou Lula, em discurso a sindicalistas, em evento no Palácio do Planalto.

“Não sei se o ex-presidente mandou, o que sei é que ele tem culpa pois ele passou quatro anos instigando o povo a ter ódio, mentindo para a sociedade brasileira e instigando que o povo tinha que estar armado para poder garantir a democracia”, completou. 

Lula disse ainda que a “a democracia a gente não garante com arma”. “A democracia a gente garante com cultura, a gente garante com livro, a gente garante com debate, a gente garante com educação, a gente garante com comida, a gente garante com emprego.”

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!