Combustíveis

Paulo Guedes diz que dará sequência aos estudos sobre privatização da Petrobras

O novo ministro de Minas e Energia entregou nesta quinta-feira (12) ao ministro da Economia um pedido para iniciar os estudos de privatização da Petrobras e da PPSA, a estatal do pré-sal

Por Renato Alves
Publicado em 12 de maio de 2022 | 12:00
 
 
 
normal

Menos de 24 horas após anunciar que esta seria a sua prioridade, o novo ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, entregou nesta quinta-feira (12) ao ministro da Economia, Paulo Guedes, um pedido para iniciar os estudos de privatização da Petrobras e da PPSA, a estatal do pré-sal.

"Tal como dito ontem [quarta-feira], aqui está o meu primeiro ato como ministro de Minas e Energia. A solicitação formal para que se iniciem os estudos que visam o começo do processo de desestatização da PPSA e da Petrobras. Espero que no período mais rápido de tempo possível nós tenhamos essa resolução pronta", afirmou Sachsida ao lado de Guedes, na portaria do Ministério da Economia.

Guedes respondeu que vai encaminhar o pedido ainda nesta quinta-feira para o Programa de Parcerias de Investimento (PPI).

"Isso deve ser feito hoje mesmo e nós vamos dar sequência aos estudos para a PPSA e depois então o caso da Petrobras", disse o ministro da Economia.

O PPI é o órgão responsável por gerir os projetos de privatização e concessão do governo. Ele é formado por diversos ministros e presidentes de bancos públicos, e é presidido por Guedes.

Sachsida também quer dar continuidade ao processo de capitalização da Eletrobras

Na quarta-feira (11), em sua cerimônia de posse como ministro – substituiu o almirante Bento Albuquerque –, Sachsida disse que enviaria o pedido para Guedes como seu primeiro ato enquanto titular da pasta.

Ele também incluiu entre suas prioridades dar continuidade ao processo de capitalização da Eletrobras. 

“É fundamental lançarmos o processo de capitalização, um sinal importante para atrair mais capital ao Brasil e mostrar ao mundo que o país é porto seguro do investimento”, disse Sachsida.

Sachsida atuava como chefe da Assessoria Especial de Assuntos Econômicos do Ministério da Economia. Também foi secretário de Política Econômica entre janeiro de 2019 e fevereiro de 2022 na pasta comandada por Guedes. 

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!