Troca de comando

Saiba quem é Fernando Borges, novo presidente interino da Petrobras

Atual diretor assume o comando da estatal após o pedido de demissão de José Mauro Coelho nesta segunda-feira (20)

Por O TEMPO Brasília
Publicado em 20 de junho de 2022 | 11:40
 
 
 
normal

A Petrobras será presidida de forma interina pelo atual diretor executivo de Exploração e Produção da estatal, Fernando Borges. Ele assume o cargo com o pedido de demissão de José Mauro Coelho, indicado pelo presidente Jair Bosonaro (PL) em abril deste ano.

Fernando Borges é engenheiro civil formado pela Universidade Federal de Uberlândia (MG), com MBA Executivo pela Coppead/UFJR e especialização em Gestão Avançada pelo Insead, da França.

Ele começou sua trajetória na Petrobras em 1983 e ocupou diversos cargos na companhia desde então. Entre os últimos cargos antes a diretoria de Exploração, ele foi gerente de Gestão de Projetos do campo de Libra, gerente executivo de Libra e gerente executivo de Relacionamento Externo da empresa.

Borges também atuou como Diretor no Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP) entre 2016 e março de 2020. Desde abril de 2016 é diretor da Associação Brasileira de Empresas de Exploração e Produção de Petróleo e Gás (ABEP) por indicação da Petrobras.

O novo presidente interino foi nomeado para a função pelo presidente do Conselho de Administração da petrolífera, que é o órgão de orientação e direção superior da estatal. Ele ficará no cargo até a eleição e posse de novo presidente.

Há na lista para análise a indicação de Caio Mário Paes de Andrade, secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia. Ele foi indicado para a presidência permanente da Petrobras por Bolsonaro em 23 de maio.

Fernando Borges assume o comando da Petrobras em meio à nova crise na estatal gerada pelos preços dos combustíveis, que motivou a renúnica de Coelho. O último aumento de preços foi anunciado pela empresa na sexta-feira (17), que elevou o valor da gasolina em 5,18% e o do diesel em 14,26%.

Por conta disso, Bolsonaro motivou a possibilidade de criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a Petrobras. O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), deve reunir os líderes partidários governistas ainda nesta segunda para debater o assunto.

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!