LAVAGEM DE DINHEIRO

STM aceita denúncia contra sargento preso com 37 kg de cocaína em avião da FAB

No final de 2022, o militar e a esposa foram indiciados pelo Ministério Público Militar por tráfico de drogas e também por lavagem de capitais

Por O TEMPO Brasília
Publicado em 19 de maio de 2023 | 15:36
 
 
 
normal

O Superior Tribunal Militar (STM) derrubou uma decisão de primeira instância e aceitou a denúncia por lavagem de dinheiro contra o ex-sargento da Força Aérea Brasileira (FAB), Manoel Silva Rodrigues, que foi preso em 2019 na Espanha transportando 37kg de cocaína dentro de uma aeronave de apoio presidencial.  

O entorpecente foi avaliado em R$6,3 milhões. O militar era tripulante no avião de apoio da comitiva de Bolsonaro, que estava indo à reunião do G20 – os 20 países mais ricos do mundo –, no Japão. 

A denúncia também foi aplicada a esposa de Manoel, Wilkelane Nonato Rodrigues. A decisão é Carlos Vuyk de Aquino, que entendeu que a mulher tinha conhecimento da ação do companheiro a partir da troca de mensagem entre os dois. Segundo consta nos autos, o militar teria cometido o crime por estar em dificuldades financeiras.  

No final de 2022, o casal foi indiciado pelo Ministério Público Militar (MPM) por tráfico de drogas e também por lavagem de capitais. No entanto, o juiz do caso negou o segundo ponto da acusação e alegou que o tema já era objeto de ação específica na Justiça comum, com investigação feita pela Polícia Federal.  

Manoel Rodrigues havia sido condenado pela Justiça Militar da União em 15 de fevereiro de 2021. A pena é de 14 anos e seis meses de prisão. 

À época, a defesa do condenado alegou que a droga não foi transportada no avião da FAB, mas sim, repassada a Manoel depois do pouso, na Espanha. O ex-sargento foi excluído da FAB em maio de 2022. Segundo informou a assessoria de imprensa do STM, atualmente, o brasileiro cumpre pena no país espanhol.  

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!