NOVA DEBANDADA

Técnicos do Orçamento de 2022 pedem exoneração do Ministério da Economia

Equipe de Paulo Guedes sofre novo revés. Entrega dos cargos ainda não foi oficializada

Por Luana Melody Brasil
Publicado em 22 de janeiro de 2022 | 09:59
 
 
 
normal

Devido à crise na aprovação do Orçamento 2022, promovida sobretudo pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), o Ministério da Economia enfrenta novo episódio de debandada da equipe técnica. 

Na sexta-feira (21), foram entregues os pedidos de exoneração do subsecretário de Assuntos Fiscais da Secretaria de Orçamento Federal, Luiz Guilherme Pinto Henriques, e o subsecretário de Gestão Orçamentária, Márcio Luiz de Albuquerque Oliveira, de acordo com o portal Metrópoles.

A expectativa é que essas exonerações sejam oficializadas no Diário Oficial da União (DOU) já nos próximos dias.

Ainda segundo o portal, Henriques está de férias e não voltará para a função. Ele alegou motivos pessoais para entregar o cargo.

Por sua vez, Oliveira deixou o cargo de chefia, mas continuará assumindo outra função no ministério. Os dois trabalhavam sob a gestão de Esteves Colnago, secretário especial de Tesouro e Orçamento, responsável pela elaboração do orçamento do governo.  

Embate entre equipe econômica e equipe política

Durante as negociações entre as alas econômica e política do governo Bolsonaro para a liberação de recursos acima do teto de gastos que pagassem o Auxílio Brasil de R$ 400 mensais, o Ministério da Economia assistiu à saída de quatro importantes secretários.

Eles faziam parte da cúpula do ministério e não concordaram com a decisão final de Paulo Guedes, que atendeu aos pedidos de Bolsonaro e do ministro da Cidadania, João Roma, principal articulador do benefício social.

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar o noticiário dos Três Poderes  

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!