Inícios de anos são carregados de esperança de novos tempos e de notícias capazes de mudar para melhorar as nossas vidas. Para transformar as expectativas em realidade, no entanto, não basta esperar. É necessário agir. Claro que surpresas agradáveis são sempre bem-vindas, mas sabemos que não há mudanças sem atitude, sem ação, sem a coragem de (re)começar. Por isso, inicio 2022 neste espaço com um convite: vamos fazer o nosso melhor para que os resultados sejam fruto e consequência do planejamento, do foco e da disciplina?

A busca constante pela excelência é fundamental para conseguirmos alcançar resultados cada vez melhores. Fazer o que tem de ser feito com muito empenho e empatia para atingir o máximo de qualidade possível nos projetos é o caminho para acertar. Desde as tarefas mais simples até as mais complexas, quando você se dedica ao máximo, alcançar o propósito fica mais fácil. 


Para quem não sabe, sou descendente de japoneses e acredito na disciplina, no foco e na prática para atingir metas. É fato: a vida retribui quando você dedica tempo e atenção para o alcance de resultados. Afinal, como diz o ditado, colhemos o que plantamos. Por isso, neste ano que começa, desejo que busquemos pelo melhor em tudo o que fizermos e que isso se aplique tanto aos mais cotidianos afazeres quanto à lista de projetos para os próximos 12 meses. 
É claro que nem sempre as coisas saem como gostaríamos. Mas deu errado? Não saiu como você imaginava? Faz de novo, faz diferente, faz melhor. Uma hora dá certo!

Um ótimo livro para quem quer colocar em prática essa linha de pensamento é “Sonho Grande”, da jornalista Cristiane Correa, que conta a história dos brilhantes empresários Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira, fundadores da Ambev. Também indico “O Poder do Hábito”, do vencedor do prêmio Pulitzer e ex-repórter do “New York Times”, Charles Duhigg. Nele, o autor mostra como mudar hábitos é crucial mudar resultados. 

É clichê falar em propósitos e resoluções bem no início do ano? É. Mas é preciso. Ainda não tivemos a primeira reunião de secretariado de 2022, mas já conhecemos o jeito de trabalhar do governador Romeu Zema. Sabemos que ele vai exigir de toda a equipe empenho máximo para que as entregas planejadas sejam realizadas com sucesso, mudando a vida dos mineiros para melhor. 

Afinal, esse é nosso compromisso. Todo o trabalho sério realizado desde 2019 até hoje permitiu o alcance de conquistas importantíssimas em diversas áreas, sempre com a participação de outros poderes. E será assim por 2022: seguimos com a missão de continuar colocando Minas de volta aos trilhos e recuperando nosso Estado para que, de uma vez por todas, esse trem pegue o embalo e ganhe a velocidade que precisa para, junto aos deputados e prefeitos, transformar cada vez mais Minas em um estado excelente e melhor para se viver.