INVESTIGAÇÃO

PF mira financiadores em nova operação sobre os atos de 8 de janeiro

Ao todo, estão sendo cumpridos 20 mandados judiciais (18 mandados de busca e apreensão e 2 de monitoramento eletrônico por meio de tornozeleira eletrônica)

Por Renato Alves
Publicado em 23 de maio de 2024 | 09:28
 
 
 

BRASÍLIA – A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (23) a 27ª fase da Operação Lesa Pátria, que investiga os crimes em torno dos episódios de 8 de janeiro de 2023, quando as sedes dos Três Poderes foram invadidas e depredadas.

Assim como na fase anterior, agentes foram às ruas cumprir mandados contra suspeitos de financiar os atos em Brasília.

Ao todo, estão sendo cumpridos 20 mandados judiciais (18 mandados de busca e apreensão e 2 de monitoramento eletrônico por meio de tornozeleira eletrônica), expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Os alvos moram seguintes Estados:

  • São Paulo (7)
  • Paraná (7)
  • Rondônia (2)
  • Goiás (1)
  • Mato Grosso (1)

Foi determinada a indisponibilidade de bens, ativos e valores dos investigados. Os recursos serão usados para cobrir os danos causados ao patrimônio público, estimados em R$ 40 milhões.

Os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!