BRASÍLIA - O subsecretário de Diplomacia Pública do Departamento de Estado dos EUA Darren Beattie ameaçou nesta segunda-feira (8/9) novas sanções contra o Brasil e citou o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
"Ontem marcou o 203º Dia da Independência do Brasil. Foi um lembrete do nosso compromisso de apoiar o povo brasileiro que busca preservar os valores da liberdade e da justiça. Em nome do ministro Alexandre de Moraes e dos indivíduos cujos abusos de autoridade minaram essas liberdades fundamentais, continuaremos a tomar as medidas cabíveis", escreveu no X.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou, na sexta-feira (5/9) que está "muito irritado" com o Brasil, que "mudou radicalmente para a esquerda". Trump não descartou ainda restringir vistos de autoridades que planejam participar da Assembleia Geral da ONU, em Nova York.
“Estamos muito irritados com o Brasil. Já aplicamos tarifas pesadas porque eles estão fazendo algo muito infeliz. O governo mudou radicalmente. Radicalmente para a esquerda. Isso está fazendo muito, muito mal. Vamos ver”, disse em coletiva de imprensa, na Casa Branca.
O governo dos Estados Unidos impôs uma sobretaxa de 50% sobre todas as exportações brasileiras nos Estados Unidos. Em carta enviada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Trump cita nominalmente o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e diz que o ex-presidente sofre uma "caça às bruxas".
O norte-americano também criticou o STF e atacou as decisões da Corte contra plataformas digitais que não cumprem a legislação brasileira - a exemplo de Rumble e X, que são norte-americanas.
Alexandre de Moraes, que é relator de processos no STF que miram a família Bolsonaro, passou a ser alvo de manifestações críticas de autoridades americanas e de sanções do governo Trump.
Nesta semana, o ex-presidente brasileiro é julgado no Supremo por organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado ao patrimônio da União e deterioração de patrimônio tombado.
Os Estados Unidos incluíram o nome do ministro Alexandre de Moraes na lista de punições da Lei Magnitsky, por suposta violação "grave" de direitos humanos. Além disso, ele teve seu visto norte-americano revogado.