Congresso X STF

‘Foi em tom apaziguador’, diz líder ruralista sobre encontro com Barroso no STF

Após ameaças de retaliação por marco temporal, presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, Pedro Lupion se reúne com presidente do STF e diz que clima é de paz

Por Hédio Ferreira Júnior
Publicado em 18 de outubro de 2023 | 18:41
 
 
 
normal

Semanas após ameaçar de retaliação o Supremo Tribunal Federal (STF) por derrubar o marco temporal de terras indígenas, líderes da bancada ruralista na Câmara dos Deputados e no Senado Federal se reuniram com o presidente da Corte Suprema, Luís Roberto Barroso, em tom ditado por eles como “apaziguador”. 

A travessia da Praça dos Três Poderes rumo ao Palácio do STF foi feita na tarde desta quarta-feira (18) pelo presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária na Câmara, Pedro Lupion (PP-PR), e pela senadora e ministra da Agricultura no governo Bolsonaro, Tereza Cristina (PP-MS). Na pauta, temas que preocupam a bancada e estão em discussão no Supremo, como identidade ecológica, demarcações, reintegrações e posse de terras, entre outras questões ambientais. 

“[Foi] Totalmente apaziguador. Um encontro que ajuda a distensionar o clima entre os dois Poderes”, garantiu Pedro ao deixar o gabinete presidencial. “Eles [ministros] não têm obrigação de saber de tudo. Precisam entender quais são as pautas prioritárias, os problemas que a gente enfrenta na questão agrária do país para que possam tomar as decisões. E o nosso papel como defensores do setor é apresentar essas questões técnicas e argumentações”, disse.

Os parlamentares apresentaram memoriais e combinaram reuniões com técnicos para atualizar o ministro sobre os temas caros à bancada ruralista. A solicitação de audiência havia sido feita tão logo que Barroso assumiu a Presidência do STF. “Ele se pôs completamente à disposição para abrir o diálogo e podermos manter essas pautas”, afirmou.

Questionado pela reportagem de O Tempo sobre o que foi dito sobre o marco temporal, tese que entrou em tramitação no Congresso dias depois de ter sido derrubada pelo STF, Pedro Lupion desconversou. “Não tratamos. Houve a decisão aqui [no STF], nós já fizemos a votação lá [na Câmara].. Então até eles serem provocados novamente a gente volta a tratar do assunto.” 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!