Eleições 2022

Juliette e Lula são alvo de representação do MBL por gritos em show

Rubinho Nunes e Guto Zacarias afirmam que declaração de apoio do público configura propaganda antecipada

Por O TEMPO Brasília
Publicado em 05 de julho de 2022 | 14:57
 
 
 
normal

Integrantes do Movimento Brasil Livre (MBL), o vereador Rubinho Nunes (SP) e o influenciador e pré-candidato a deputado Guto Zacarias fizeram uma representação na Procuradoria Geral Eleitoral, órgão do Ministéirio Público Federal (MPF), contra a cantora e ex-BBB Juliette Freire e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Eles acusam a artista de fazer campanha antecipada para o petista e pedem que os dois sejam multados pela Justiça Eleitoral.

Na representação, os integrantes do MBL afirmam que o grito de guerra da plateia em apoio a Lula em um show da cantora no dia 2 de julho, na festa de São João de Caruaru, configuraria campanha antecipada, e que o evento teria sido "um verdadeiro showmício pago com dinheiro público". Na ocasião, enquanto o público gritava, a cantora disse que não estava ouvindo muito bem, demonstrou estar gostando e afirmou: "Pernambuco! Respeita", enquanto empunhava uma bandeira do Estado.

"Ao se incentivar que o público bradasse determinado grito de guerra a favor do Representado, em verdadeiro showmício pago com dinheiro público, ficou caracterizada propaganda eleitoral antecipada, conforme se denota de vídeos e imagens que circulam livremente pela internet", diz o texto da ação.

Nas redes sociais, os dois confirmaram a iniciativa de representar junto ao MPF, dizendo que estavam "processando" a cantora.

"Processei a Juliette, A 'artista' quis usar dinheiro público para cometer dois ilícitos eleitorais: campanha antecipada e realização de showmício pró-Lula. Junto ao @GutoZacariasMBL, processei esse abusrdo! O dinheiro não vai ser utilizado para fazer campanha política de bandido!", disse Rubinho Nunes.

Guto Zacacias então complementou: "Vamos para ciam deles, Rubinho! Aqui 'artista' não vai fazer campanha antecipada e showmício com dinheiro do contribuinte e sair impune".

O anúncio por parte da dupla fez com que os fãs da cantora reagissem nas redes sociais, com críticas ao MBL e questionamentos à ação.

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!