Redes sociais

Marcelo D2 é condenado a indenizar João Doria em R$ 50 mil

Rapper disse que ex-governador de SP foi mandante de operação policial que deixou nove mortos. Tribunal de Justiça paulista entendeu que cantor 'cometeu excesso em suas palavras'

Por O TEMPO BRASÍLIA
Publicado em 11 de julho de 2022 | 18:08
 
 
 
normal

O cantor Marcelo D2 foi condenado e terá de indenizar o ex-governador João Doria (PSDB), em R$ 50 mil, por chamá-lo de assassino nas redes sociais. A decisão foi tomada no início do mês pela 1ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo.

Em 2019, D2 criticou uma operação policial na favela de Paraisópolis, em São Paulo, que deixou nove mortos. O cantor responsabilizou o então governador, dizendo que Doria era o "mandante". 

Em uma publicação do ex-governador após o episódio, quando lamentou o ocorrido, o D2 respondeu: "lamenta nada, assassino". Doria perdeu o processo na primeira instância e recorreu. 

Relator do caso, o desembargador Luiz Antonio Godoy concordou com os argumentos do ex-governador. Para ele, D2 “ultrapassou em muito o direito de se manifestar ou de oferecer críticas” com o intuito de “escandalizar a opinião de seus seguidores e angariar apoiadores”. 

“A liberdade de manifestação do pensamento é garantida constitucionalmente, mas, em caso de violação da honra, assegura-se o direito à indenização”, afirmou o magistrado na decisão. As publicações tiveram de ser tiradas do ar. 

Doria também havia pedido para que D2 fosse impedido de fazer novas manifestações contra ele, mas o desembargador negou para evitar “indevida censura”. 

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!