Crime

Polícia encontra farto material nazista em estúdio de tatuagem de Brasília

Segundo a autora da denúncia que levou os policiais ao estúdio, o dono do estabelecimento também teria, em seu corpo, uma tatuagem da suástica

Por Renato Alves
Publicado em 09 de novembro de 2022 | 08:24
 
 
 
normal

A Polícia Civil do Distrito Federal investiga uma suposta célula neonazista baseada em Ceilândia. Nesta terça-feira (8), agentes apreenderam uma grande quantidade de material de apologia à ideologia hitlerista em um estúdio de tatuagem da mais populosa cidade-satélite de Brasília.

Entre outros itens, os investigadores encontraram no Studio 88 Tattoo facas, espadas, soco inglês, bandeiras nazistas, revistas, quadros com imagens de Hitler, livros do ditador alemão e diversos objetos com a suástica. Uma pessoa foi levada para delegacia e liberada após prestar depoimento.

Segundo a autora da denúncia que levou os policiais ao estúdio, o dono do estabelecimento também teria, em seu corpo, uma tatuagem da suástica. Nas redes sociais, o homem se identifica como tatuador profissional e “body piercing”, acumulando 18,2 mil seguidores.

O nome do estúdio (88) seria uma referência à oitava letra do alfabeto, a H, que duplicada, representaria a expressão “Heil Hitler'' (HH). “Assim, tais números usados neste contexto configuram o que se consagrou denominar numerologia extremista”, segundo consta na ocorrência policial.

Apologia ao nazismo é crime

A apologia ao nazismo, usando símbolos, distribuindo emblemas ou fazendo propaganda desse regime é crime no Brasil, com pena de prisão. Também é considerado crime:

- Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional. Pena: reclusão de um a três anos e multa – ou reclusão de dois a cinco anos e multa se o crime foi cometido em publicações ou meios de comunicação social.

- Fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo. Pena: reclusão de dois a cinco anos e multa.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!